Número de candidatos indígenas aumenta 45% nestas eleições

São 29 candidatos registrados, o que representa mais de 45% de aumento da eleição de 2018

As eleições de 2022 terão mais candidatos autodeclarados indígenas do que em 2018, segundo os registros de candidatos do TRE. São 29 candidatos indígenas distribuídos por todos os municípios, sendo 9 candidaturas a mais em relação às últimas eleições gerais, o que representa um aumento de mais de 45%. 

Roraima é o estado com a maior população indígena do país, dos 631 mil habitantes, mais de 50 mil se declaram indígenas, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação aos cargos, 19 candidatos disputam para deputado estadual, 7 para deputado federal, um para senador, um para vice-governador, um para suplente.

Ainda segundo o TRE, 7 candidatos indígenas se declaram como professores, 10 são servidores públicos, 2 agricultores, 1 político, 1 artista plástico, 1 dona de casa, 1 administrador e 1 policial civil. O restante não declarou profissão.

Ao comparar com a quantidade total dos candidatos para as eleições gerais deste ano em RR, que chega a 602 candidaturas, a equidade de gênero entre os candidatos indígenas chama a atenção. 14 são homens e 15 mulheres. 

Candidaturas indígenas por região e UF: 

Os estados com mais candidatos indígenas estão concentrados na região Norte do país, com destaque para Roraima, com 29 candidatos, e Amazonas, com 18. Já o Mato Grosso, no Centro-Oeste, tem um número abaixo do esperado, apenas quatro. Goiás e Alagoas são os estados com menos candidatos indígenas, apenas uma em cada.