“Minha experiência como secretário me capacitou”, diz Edilson Damião

Entrevista no programa Agenda da Semana inicia série com candidatos ao pleito deste ano

O engenheiro civil e candidato a vice-governador Edilson Damião (Republicanos), pela chapa a reeleição do atual governador Antônio Denarium (PP) falou em entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha (100,3fm) desse domingo (21) sobre capacidades e trabalhos para o próximo ano, caso eleito em outubro.

Edilson Damião é servidor efetivo da Secretaria Estadual de Infraestrutura desde 2009. Desde a intervenção, ocorrida no fim de 2018, até abril deste ano, ocupava o cargo de titular da Seinf. Já ocupou cargos de assessoria em outros órgãos, como Ministério dos Transportes. Esta é a primeira vez que concorre a um cargo eletivo na política.

O “Agenda” foi apresentado pelo jornalista Natanael Vieira. Questionado sobre a motivação ao convite para concorrer como vice-governador com Antônio Denarium, Damião explicou que a escolha foi técnica.

“Experiência como secretário dentro da gestão pública acho que me capacitou. Uma escolha não só minha, mas dos prefeitos, dos vereadores, dos próprios deputados estaduais e a frente da infraestrutura destravamos muitas obras que estavam paradas e tivemos contatos mais próximos com a população, classe política e isso me capacitou hoje a concorrer ao cargo de vice-governador”, destacou o candidato.

Se eleito, além de colaborar na gestão de Antônio Denarium, pretende continuar os trabalhos diretos na Seinf. “Como secretário de Infraestrutura ajudei bastante o estado de Roraima, já tenho mais domínio do que eu tinha desde o começo do Governo”, ressaltou.

Ao longo da entrevista, Damião foi questionado pela população sobre os trabalhos de recuperação de estradas e vicinais nos últimos três anos e meio. Falou sobre as competências do Estado e Municípios frente a essas demandas, parceria com prefeituras para continuidade de trabalhos, construção e reforma de pontes e os projetos a serem executados nos próximos meses com o término do inverno em Roraima.

Como ex-secretário de Infraestrutura, Damião aproveitou o momento para lembrar das benfeitorias em obras concluídas e entregues para uso da população e a decisão em iniciar obras de construção e ampliação, a exemplo da nova maternidade. A atual gestão, salientou, assumiu o Governo por intervenção federal, com dívidas, salários de servidores em atraso. “Você tinha que começar com base e equipe para começarmos com planejamento” e acrescentou que um ano depois o mundo parou em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Dentre as obras destacadas por Damião está a entrega do Bloco E do HGRR (Hospital Geral de Roraima), com 10 centros cirúrgicos e leitos, do Estádio Canarinho, no sistema prisional com a construção de blocos nas unidades, asfaltamento de estradas, de escolas.

“Vamos continuar esse trabalho”, disse Damião ao mencionar a ampliação de programas existentes, como o Morar Melhor, voltado a reforma em até R$ 6 mil de casas populares e financiamento de casas. “Passar não só para reforma, mas para construção, financiamento para servidores e para a população das casas populares”. Damião acredita que o apoio do Governo Federal foi importante para o desenvolvimento de Roraima.