Eleições 2022: prazo para baixar e-Título encerra hoje

Saiba como baixar e instalar o aplicativo no celular

Eleitores e eleitoras têm até este sábado, 1º de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições Gerais, para baixar o aplicativo e-Título. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a emissão da versão digital do título estará suspensa no domingo, 2, e somente voltará a ser liberada a partir da segunda-feira, dia 3 de outubro. 

Em funcionamento desde 2018, o aplicativo é gratuito e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, inclusive para votar, desde que atualizado e com foto. O download do e-Título pode ser feito em celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a última segunda-feira, 26, cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e exterior já haviam ativado o aplicativo e-Título. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações. Na semana passada, o aplicativo ganhou mais de 2,5 milhões de usuários ativos e se tornou o mais baixado em lojas Andoid e iOS. 

Para baixar o aplicativo:

Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone. O e-Título tem versões tanto para Android como também para iOS.

Ao acessar o aplicativo, abrirá a tela de boas-vindas. Pode tocar no botão próximo.

Na sequência, o app pedirá os seus dados. Lembre-se que os dados solicitados deverão ser os mesmos que você forneceu no último atendimento eleitoral.

Na tela seguinte, ainda na confirmação de dados, o e-Titulo perguntará em qual estado você é eleitor.

Na próxima tela, confirme o seu grau de escolaridade, conforme os dados do último atendimento.

Informe sua profissão

Em aplicativos que tenham a biometria, o aplicativo questionará se poderá habilitá-la, para melhor segurança.

 Ao final, o app abrirá seu título de eleitor digital.

Na barra de baixo, tocando em “Onde votar”, o app lhe entregará seu local de votação. Em “notificações”, você receberá informações do TSE dentro do app. Já em mais opções, será possível realizar justificativas no caso da impossibilidade de votação, quitação de débitos e até se voluntariar para mesário.

Fique atento aos prazos e, no dia 2 de outubro, vá até sua seção eleitoral para votar no seu representante. Lembrando que, quando chegar no seu local de votação, o celular (assim como outro qualquer aparelho de filmagem ou gravação) deverá ser desligado e entregue ao mesário. É expressamente proibido o uso de aparelhos na cabine de votação. Ao terminar concluir o seu voto, o mesário devolverá seus pertences.