Apenas dois deputados federais são reeleitos; confira a lista

Vão continuar representando o Estado, os deputados Jhonatan de Jesus (Republicanos) e Nicoletti (União Brasil)

Dos oito deputados federais por Roraima, dois se reelegeram. Vão continuar representando o Estado, os deputados Jhonatan de Jesus (Republicanos) e Nicoletti (União Brasil). 

Os novos deputados por Roraima são Zé Haroldo Cathedral (PSD), Pastor Diniz (União Brasil), Helena da Asatur (MDB), Duda Ramos (MDB), Stélio Dener (Republicanos) e Albuquerque (Republicanos).

Zé Haroldo é filho do deputado federal Haroldo Cathedral, que não se candidatou à reeleição para apoiá-lo. 

Duda Ramos também se elegeu com o apoio da mulher, a deputada federal Shéridan (PSDB), que desistiu de se candidatar nessas eleições para se concentrar na campanha do marido.

Joenia Wapichana (REDE), embora tenha sido a sexta canditada mais votada na classificação geral, com cerca de 11.130 votos, não se elegeu por conta do coeficiente eleitoral.

Confira o perfil dos deputados federais eleitos  

1 – Jhonatan de Jesus

O deputado federal Jhonatan de Jesus foi eleito, pela primeira vez, em 2010, e cumpre o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Nascido e criado em Roraima, formou-se em Medicina pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente, além de exercer plenamente as atividades parlamentares, é mestrando em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). 

No âmbito de sua atuação na Câmara dos Deputados, em 2017, foi presidente da Comissão de Minas e Energia; presidiu o Grupo de Trabalho Reforma da Legislação Eleitoral; dentre inúmeras outras ações legislativas que muito contribuíram com o seu crescimento profissional, político e pessoal.  
Assumiu, no ano de 2019, a liderança de seu partido, o Republicanos, na Câmara dos Deputados, para a qual foi eleito por unanimidade, com o compromisso de solidificar e engrandecer cada vez mais a atuação de seus membros e dar visibilidade aos programas do partido na Câmara. Foi líder por dois anos consecutivos.  

2 – Helena da Asatur

Helena da Asatur (MDB), 46 anos, chegou a Roraima aos 5 anos. Filha de Antônia Lima e do agricultor Viturino Matias, foi criada em São João da Baliza. É casada com Renildo Evangelista, e mãe de Eduarda, Renata e Marcus.
Bacharel em Direito, bióloga, especialista em Meio Ambiente e empresária, atua há mais de 20 anos no mercado de transporte de passageiros.
“Como é a primeira vez que participo da política de forma ativa como candidata, foi uma experiência inusitada, pude viajar para todos os municípios, conhecer cada realidade e isso so serviu para reformular essa vontade que tenho de ajudar as pessoas”, disse Helena. 
Foi a única mulher eleita para deputada federal nas eleições 2022.

3 – Duda Ramos

Duda Ramos, 48 anos, nascido em 19 de maio de 1974, em Benjamim Constant, no Amazonas. Aos 23 anos abriu sua primeira empresa de produtos importados e, posteriormente, outras empresas. Em apenas 2 anos, já havia expandido seus negócios para outras 16 cidades em vários estados.
Nesse mesmo período, Duda Ramos já demonstrava interesse pela área de comunicação e anos depois formou-se em jornalismo. 
Casado e pai de 4 filhos, Duda  é dono de várias empresas. Negócios que geram mais de 1000 empregos, e desde de 2016 é o presidente da Rede Cidade, afiliada da Rede Gazeta, em Boa Vista. Atualmente é o apresentador do Hora Livre.

4 – Stélio Dener

Stélio Dener de Souza Cruz, 49 anos, é roraimense, nascido em Boa Vista. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui especialização em Processo Civil, pela Faculdade Atual da Amazônia, e em Ciências Criminais, pela LFG.
Após aprovação no concurso público realizado em 2002, tornou-se defensor público do Estado de Roraima, em 31 de julho de 2004.  Ao longo dos anos, Dener assumiu por quatro mandatos o cargo de defensor público-geral do Estado, por escolha de seus pares da DPE-RR.   
Dener já presidiu a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima. Ele também exerceu dois mandatos de juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Já foi presidente interino, vice-presidente e conselheiro federal da OAB-RR e consultor jurídico do Tribunal de Contas de Roraima.

5 – Albuquerque

José Francisco Lopes de Albuquerque, 48 anos, nasceu em Maraújo-CE. É bacharel em Teologia, casado há 27 anos e pai de três filhos.
Militar da reserva do Exército, é um dos fundadores do Grecas (Grêmio Recreativo Beneficente e Esportivo de Cabos e Soldados).
Albuquerque foi, por anos, servidor da Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social).

Para expandir sua atuação, decidiu entrar para a política. No ano de 2016 foi eleito pela primeira vez vereador de Boa Vista, com 1757 votos. Atualmente está no seu segundo mandato de vereador e exercendo pela segunda vez o cargo de 2º secretário da mesa diretora da Câmara Municipal. Também é o presidente do Conselho de Ética daquela Casa Legislativa, e muito tem contribuído para que os trabalhos do Poder Legislativo Municipal sejam transparentes e de fácil acesso para toda a população de Boa Vista.

É filiado ao Partido Republicanos e prometeu, como deputado federal, trabalhar para elaborar políticas públicas que atendam aos anseios e as necessidades da população roraimense, viabilizando recursos para a agricultura familiar, segurança, saúde, educação, cultura, saneamento básico e infraestrutura, dentre outros setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social de Roraima.

“Fizemos um bom trabalho e essa é uma oportunidade de ajudar o Estado e cumprir tudo o que prometi para as pessoas durante a campanha”, disse. 

6 – Nicoletti 

Antônio Carlos Nicoletti nasceu em Ijuí, Rio Grande do Sul, local onde trabalhou como técnico mecânico, formado pela Escola Técnica 25 de Julho. 
Aos 18 anos, Nicoletti passou no concurso para a Escola de Sargentos das Armas, onde se formou e foi promovido à graduação de 3.º Sargento de Artilharia. Com isso, Nicoletti foi transferido para Boa Vista, chegando no ano de 2001 para servir no 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva do Exército Brasileiro.

No estado de Roraima formou sua família, se casando e tendo dois filhos. 

No ano de 2011, Nicoletti também se formou em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). No ano de 2013, ingressou na Polícia Rodoviária Federal (PRF), encerrando sua carreira militar no Exército Brasileiro, após 14 anos de serviço. Entendendo que a política é uma ferramenta utilizada para melhoria da sociedade, em 2018, Nicoletti concorreu ao cargo de deputado federal e foi o deputado federal mais votado da cidade de Boa Vista. 

Na Câmara dos Deputados, Nicoletti faz parte da Comissão de Viação e Transportes, Comissão de Minas e Energia, Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. É coordenador da Comissão Externa Sobre Crise na Fronteira com a Venezuela e foi membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. 

Hoje, além de deputado federal, é o presidente regional do partido União Brasil 44. Foi eleito em 2022 o melhor deputado federal de Roraima pelo “Ranking dos Políticos”, uma iniciativa da sociedade civil que avalia parlamentares em exercício.

7- Zé Haroldo Cathedral 

Zé Haroldo Cathedral tem 40 anos, é presidente do diretório regional do Partido Social Democrático (PSD).

Formado em Direto, com especialização em gestão empresarial, atuou como gestor na Faculdade Cathedral e, entre 2018 e 2022, atuou como presidente do Instituto de Previdência de Roraima (IPER), onde implantou ideias que trouxe do setor privado, tirando as dívidas do IPER e aumentando em mais de 40% o patrimônio previdenciário, que garante mais segurança aos beneficiários.

Filho do deputado federal Haroldo Cathedral, que resolveu não concorrer mais, Zé Haroldo encarou a campanha política mostrando o trabalho de resultados que desempenhou na gestão pública, bem como prestou contas do mandato do pai.

Como deputado federal, pretende continuar o trabalho do Haroldo Cathedral com mais força, atuação e proximidade das pessoas, partindo sempre do princípio do compromisso e responsabilidade.

“Eu encarei a campanha politica mostrando um trabalho dos resultados que desempenhei durante a gestão pública. Como deputado federal pretendo continuar o trabalho, mas com muito mais força, atuação, proximidade das pessoas. Sempre partindo do compromisso do principio do compromisso e da responsabilidade”, disse. 

8 – Pastor Diniz 

Pastor Diniz, 42 anos, é natural de Boa Vista,  casado com a missionária Débora Tavares e pai do Rian Tavares e da Rillary Tavares.    

Formado em Teologia (Faceten) e Psicologia (Cathedral), seu primeiro emprego público foi na Codesaima, cedido para a Secretaria de Planejamento, desenvolvendo suas atividades na Divisão de Educação Ambiental do antigo DEMA, hoje Fundação do Meio Ambiente. 

De 2015 a 2018, foi assessor político do então deputado federal Carlos Andrade.

Pastor Diniz se converteu à fé cristã, aos 19 anos, na Igreja Assembleia de Deus, hoje com 23 anos nesta instituição pastoreou 7 igrejas, e há 4 anos exerce a função de Secretário Geral da Igreja e Convenção de Pastores ao lado do presidente da instituição, Pastor Isamar Pessoa Ramalho.