ENEM 2023

Após o ENEM, confira quais foram os termos que os participantes mais pesquisaram para se preparar

Pesquisa feita pela Agência Conversion evidencia a preocupação dos estudantes em encontrar ferramentas capazes de otimizar o tempo dedicado aos estudos

(créditos: iStock)
(créditos: iStock)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 registrou 3,9 milhões de inscritos, número 13,1% superior ao de 2022 e 14,2% ao contabilizado em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acirramento da concorrência e a oportunidade de entrar para a graduação desejada mobilizam vestibulandos de todo o país a se prepararem para os dias de aplicação da prova.

Além das aulas ministradas pelos professores, a maioria dos alunos busca na internet conteúdos que os capacitem para essa avaliação. Com base nos indicadores dos últimos 12 meses, a Agência Conversion mensurou os termos mais pesquisados no Google pelos estudantes. Entre as buscas com taxas expressivas de crescimento, estão: 

  • “Cronograma de estudos ENEM 2023”: aumento de 306,25%.
  • “Quiz ENEM”: + 260%.
  • “Estratégia ENEM”: + 122,22%.

O teor explorado no ambiente virtual indica interesse em potencializar os resultados obtidos no Exame Nacional. Afinal, a sistematização e realização de testes periódicos são legítimos métodos de aprendizado, praticados há décadas. A preparação prévia, sem sombra de dúvidas, funciona como uma poderosa aliada. Nas provas são avaliados os conhecimentos em ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. 

ENEM 2023

A edição deste ano ocorreu nos dias 5 e 12 de novembro, seguindo o esquema de divisão por áreas do conhecimento. No primeiro dia são apresentadas 45 questões sobre Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Língua Estrangeira, além da redação dissertativo-argumentativa. No segundo, por sua vez, as 45 perguntas versam sobre as disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia. 

Evidentemente, o ENEM é uma avaliação que exige demasiada dedicação dos estudantes. Com o nível das provas cada vez mais alto, a capacidade interpretativa e compreensão ampla sobre diferentes tópicos se torna imperativa. Entre especialistas, as provas deste ano foram de média complexidade. Ainda assim, a dificuldade em determinados assuntos repercutiu nas redes sociais. 

Os tópicos mais comentados após o exame foram o tema da redação (“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”) e as questões com textos-base trabalhosos do segundo domingo. Uma das principais mudanças observadas foi a cobrança da habilidade de ler gráficos, figuras e interpretá-los conforme o contexto. 
Nesse sentido, percebe-se que as exigências se ampliam. Logo, os vestibulandos precisam manter os olhos atentos aos conteúdos apresentados na sala de aula e na tela do monitor sempre que pesquisarem resumos ou quizzes em sites especializados. Focar em um cronograma de estudos realista, revisar provas e cuidar da saúde física e mental continuam sendo as principais recomendações para quem deseja ingressar na faculdade pelo ENEM.