JOVENS E ADULTOS

Inscrições para o Encceja 2024 encerram nesta sexta-feira (10)

Aplicação do exame será no dia 25 de agosto

Para os candidatos que não justificaram a falta no Encceja 2023 ou tiveram a justificativa reprovada, é necessário ficar atento ao prazo de ressarcimento. (Foto: Divulgação)
Para os candidatos que não justificaram a falta no Encceja 2023 ou tiveram a justificativa reprovada, é necessário ficar atento ao prazo de ressarcimento. (Foto: Divulgação)

O relógio está correndo para os interessados em obter a certificação do ensino fundamental e médio através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Com o término das inscrições marcado para esta sexta-feira (10), os candidatos têm até o último minuto do dia para garantir sua participação no exame, que acontecerá em 25 de agosto deste ano, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada. Através dele, são avaliadas competências, habilidades e saberes necessários para a certificação do ensino fundamental ou médio. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Encceja.

Além do prazo para inscrições, é importante ressaltar que também encerra amanhã o período para solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, destaca que o atendimento especializado será oferecido a participantes com diversas necessidades, como baixa visão, deficiência auditiva, transtorno do espectro autista, entre outros. Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas também podem solicitar esse tipo de atendimento.

Para os candidatos que não justificaram a falta no Encceja 2023 ou tiveram a justificativa reprovada, é necessário ficar atento ao prazo de ressarcimento. Até o dia 15 de maio, será necessário pagar o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024.

O exame conta com colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.