Economia

Prefeitura de Boa Vista passa a receber pagamentos em Pix 

Uma das vantagens da forma de pagamento é que o usuário pode utilizar o banco de sua preferência.

A partir desta semana, a Prefeitura de Boa Vista, passa a contar com a opção de receber pagamentos de suas taxas e serviços prestados por meio de cartão de crédito, de débito e por ferramenta digital de pagamento instantâneo (pix)

A Prefeitura Municipal poderá receber dos seus contribuintes, os impostos, taxas, contribuição de melhoria, tarifas de água e esgoto e dívida ativa de natureza tributária e não tributária por meio de cartão de crédito, de débito e por ferramenta digital de pagamento instantâneo (PIX).

Uma das vantagens da forma de pagamento é que o usuário pode utilizar o banco de sua preferência.

A Prefeitura poderá adicionar no valor principal da cobrança, a taxa de administração da operadora para que não haja perda na arrecadação municipal.
 
Poderá a Prefeitura receber o pagamento de forma parcelada no cartão de crédito, dos débitos inscritos ou não em dívida ativa, conforme parcelas previstas na legislação vigente.

O uso do Pix para o pagamento vai aumentar a velocidade das transações e a eficiência na experiência dos usuários. Todas as taxas e boletos emitidos para serviços, licenciamento e outros no instituto terão a opção de quitação por meio do Pix.

Banco Central

O Pix foi lançado, oficialmente, em novembro de 2020, sendo uma solução de pagamento instantâneo gerenciada pelo Banco Central do Brasil. Suas maiores vantagens são a acessibilidade, a rapidez e a disponibilidade.

No Brasil, o total de chaves Pix ativas ultrapassou os 478 milhões, segundo o Banco Central. O número corresponde a mais que o dobro da população brasileira, que é estimada em aproximadamente 214 milhões de habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 A Prefeitura Municipal de Boa Vista poderá contratar ou credenciar operadoras que forneçam mecanismos, equipamentos e ferramentas para auxiliar no serviço de arrecadação dos créditos por meio de pagamento via cartão de débito ou de crédito e por ferramenta digital de pagamento instantâneo (PIX).

A prefeitura especificou ainda que a contratação ou credenciamento de operadora deve ser de forma não onerosa e abrange a aquisição ou locação de equipamentos e respectivo sistema operacional, necessários para recebimento de valores através de cartão de débito ou de crédito.