Economia

O que motivou as maiores altas da bolsa em março

Na coluna de hoje, o analista Matheus Lima aborda de maneira individual sobre os maiores destaques de alta na bolsa B3 que chegaram a subir no mês mais de 400%

Final de mês é sempre um período muito interessante na bolsa de valores, é possível analisar as maiores altas deste período e estudar futuras oportunidades para ganhar dinheiro neste mercado. Mais interessante ainda é quando o final do atual mês (março) representa o encerramento de um trimestre.

A bolsa de valores é composta por empresas de capital aberto que, por lei, tem obrigação de publicar seus resultados financeiros para o mundo, divulgando balanços contábeis com lucro ou prejuízo a cada trimestre do ano, logo, quatro vezes ao ano algumas ações sofrem movimentações absurdas tanto para baixo quanto para cima.

Os maiores destaques de alta na nossa bolsa B3 chegaram a subir no mês mais de 400%, mas vamos falar sobre eles individualmente. Primeiro caso interessante desse mês foram as ações do GPA (grupo pão de açúcar) que exatamente no dia 1 de março realizou a cisão com o grupo Assaí e sofreu uma queda de mais de 75%.

Mas considerando que logo após essa queda a ação subiu até o dia 31/03 o equivalente a 82%, saindo de 17 reais para 32 se tornando uma das maiores altas dentro do índice Bovespa enquanto as ações do grupo assai se mantem estagnadas na faixa de preço de 72 reais.

Outro destaque de alta foram as ações da positivo que após divulgação de um balanço com resultados de lucro incrivelmente maiores que os anteriores dispararam do 4 para os 7 reais somando um aumento de 53% somente no mês de março.

A Eternit conhecida pelo povo brasileiro pelas suas telhas de amianto, passou anos e anos sofrendo com a proibição desta matéria prima no Brasil após comprovação que o material é cancerígeno. Mas somente recentemente após divulgar balanço com lucros absurdamente altos foi possível ter noção de como a mudança de foco de produto principal foi importante, a troca das telhas de amianto para as fotovoltaicas resultou em um balanço gordo que animou seus investidores fazendo as ações subirem quase 79% este mês.

Por último, mas não menos importante, lupatech foi destaque principal de alta que, após divulgação de balanço de resultados, apresentou um lucro muito forte fazendo as ações saltarem de R$2,15 para R$10,79, uma alta de mais de 400% em apenas um mês. A empresa de equipamentos e máquinas do setor petroleiro apresentou uma reviravolta de meses e meses de prejuízo criando uma expectativa futura de grande valorização.

Perfil – Matheus Lima é pós-graduando em Gestão Financeira pelo INSPER, analista CNPI-T, investidor na Bolsa de Valores e encarregado geral das análises gráficas e recomendações de ações da empresa Top Gain, que oferece diferentes treinamentos para quem quer aprender a investir no mercado financeiro.