DESENROLA

MEIs, micro e pequenas empresas podem renegociar dívidas a partir desta segunda (13)

Para aderir ao programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve contatar a instituição financeira onde tem a dívida

 Os pagamentos podem ser realizados à vista ou parcelados, sem entrada e em até 60 meses. (Foto: Divulgação)
Os pagamentos podem ser realizados à vista ou parcelados, sem entrada e em até 60 meses. (Foto: Divulgação)

A partir desta segunda-feira (13), os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais. Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024.

A parcela atendida é a mesma que precisa de ajuda para renegociar as dívidas e obter recursos para manter as atividades. A ação faz parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, uma iniciativa do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para aderir ao programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve contatar a instituição financeira onde tem a dívida. A orientação é buscar os canais de atendimento oficiais disponíveis (agências, internet ou aplicativo) e, assim, ter acesso às condições especiais de renegociação dessas dívidas. As condições e prazos para renegociação serão diferenciadas e caberá a cada instituição financeira, que aderir ao programa, defini-las.

De acordo com a Febraban, somente os bancos cadastrados no programa ofertarão condições de renegociação de dívidas. Caso contrário, a sugestão é renegociar dívida mesmo assim ou, então, fazer a portabilidade da dívida para uma instituição financeira cadastrada.

A entidade alerta que não devem ser aceitas quaisquer ofertas de renegociação que ocorram fora das plataformas dos bancos. Caso o empresário desconfie de alguma proposta ou valor, deve entrar em contato com o banco nos seus canais oficiais.

Orienta ainda que somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o cidadão pode ter os valores debitados de sua conta, nas datas acordadas. A versão do Desenrola para as micro e pequenas empresas é um dos quatro eixos do Programa Acredita, que pretende ampliar o acesso ao crédito e estimular a economia.