Economia

Ligações de celular para a central do INSS passam a ser gratuitas

Instituto assinou contrato com operadora para ofertar serviços sem custo para o cidadão; antes, apenas as chamadas feitas por telefones fixos eram gratuitas

As ligações feitas a partir de telefone celular para a Central de Atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) passarão a ser gratuitas. O INSS assinou o contrato com a Claro S.A na última quinta-feira, 22. Antes do acordo, apenas as chamadas feitas por telefones fixos eram gratuitas.
 
O contrato com a Claro terá duração de 12 meses, podendo ser renovado até o máximo de 60 meses. A prestação do serviço de gratuidade terá início no final do mês de fevereiro. O edital para contratação do serviço foi publicado em 21 de outubro deste ano e todo o processo de licitação foi acompanhado pelas áreas de logística, tecnologia da informação e benefício do INSS.

Central 135

Com três unidades, que realizam atendimento humano e atendimento automatizado, a Central 135 recebe aproximadamente 8 milhões de chamadas telefônicas por mês. Ao todo, cerca de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS atuam para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão.
 
Pelo estudo realizado pela área técnica, são 50 milhões de minutos mensais, com distribuição aproximada de 75% originadas de telefones fixos e 25% de telefones móveis. No horário de maior movimento, o tráfego telefônico equivale 8 mil chamadas telefônicas simultâneas.