DÚVIDAS E ORIENTAÇÕES

Atendimento gratuito sobre imposto de renda inicia em abril

Alunos e equipes dos cursos de Gestão Centro Universitário Estácio irão auxiliar o contribuinte

O Núcleo de Apoio Fiscal, na Estácio, vai funcionar durante às quintas-feiras de abril, no horário das 15h às 17h. (Foto: reprodução)
O Núcleo de Apoio Fiscal, na Estácio, vai funcionar durante às quintas-feiras de abril, no horário das 15h às 17h. (Foto: reprodução)

Os alunos do Centro Universitário Estácio realizarão atendimento gratuito sobre imposto de renda a partir de abril. As equipes devem oferecer auxílio sobre dúvidas e orientações para quem precisa declarar o IRPF 2024, principalmente sobre como realizar o preenchimento correto da declaração.

Os atendimentos serão realizados por duas equipes dos cursos de Gestão. Pela parte da manhã, o atendimento será junto ao projeto Cuidando do Servidor nos órgãos públicos estaduais. “Além disso, nossos alunos estarão semanalmente na Estácio atendendo a comunidade que esteja com dúvida para preencher e quais documentos necessários para a entrega da declaração”, informou o coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Estácio, professor Eduardo Merlim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para receber o atendimento, o cidadão precisa agendar pelo telefone (95) 98127-1201. O NAF vai funcionar durante às quintas-feiras de abril, no horário das 15h às 17h.

Coordenador do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Estácio, professor Eduardo Merlim. (Foto: reprodução)

Quem deve declarar em 2024

O professor lembra que este ano são obrigados a declarar o imposto de renda os contribuintes que receberam acima de R$30.639,90. Quem recebeu rendimentos isentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma for superior a R$ 200 mil, também precisa declarar, segundo o coordenador.

+ Entenda as novas Regras e orientações para a Declaração do Imposto de Renda 2024

+ Confira dicas essenciais que irão ajudar a declarar o imposto de renda

No ano passado, 40% das declarações entregues foram no modelo pré-preenchida. Merlim observa que os contribuintes podem optar por esse formato pois agiliza o preenchimento e a entrega da declaração.

“Neste modelo, as informações sobre o contribuinte são importadas da base de dados da Receita Federal, que tem como origem as informações apresentadas na declaração dos anos anteriores e em declarações auxiliares”, explica.