Economia

“A melhor estratégia é inovar”, afirma especialista em marketing

Empresas precisam adotar estratégias para sobreviverem durante o período da pandemia

A chegada da pandemia do coronavirus (Covid-19) e o isolamento social fez a população roraimense repensar a rotina e isso chegou ao comércio local, que precisa pensar em estratégias para sobreviver durante o período.

O especialista em marketing, Fabiano de Cristo, explica que o momento enfrentado pelo mercado pode ser classificado como disrupção, um fenômeno em que uma determinada situação transforma o próprio mercado ou um setor existente por meio da introdução de um novo produto ou serviço pela simplicidade, conveniência e acessibilidade.

“Toda crise gera uma não aceitação, e isso pode ser encarado de forma positiva. A crise representa também uma oportunidade de transformação, e sem esse caos, nossa tendência é a estagnação e acomodação. O nosso mercado e a economia estavam retomando o crescimento e, de certa forma estávamos em nossa zona de conforto faturando. De repente, fomos surpreendidos com essa crise, portanto, é nesse momento que devemos entender a disrupção, no sentido de redefinir completamente o nosso negócio”, esclareceu Fabiano de Cristo.

Para o especialista, a melhor estratégia nesse momento é inovar, criando maneira de lidar com os problemas, oferecendo soluções simples, convenientes e acessíveis, para atender as necessidades dos clientes. “Neste caso, inovar significa chegar até eles, já que eles não podem mais ir a sua empresa”, acrescentou.

Confirma algumas dicas deixadas por Fabiano de Cristo, a serem incorporadas pelas empresas no período da pandemia:

COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO – De maneira geral, não é um hábito das empresas se comunicarem com os clientes. Porém, a crise provocada pelo coronavírus expõe a necessidade da sua empresa saber se comunicar, sendo flexível e se adaptando às mudanças. Uma forma de fazer isso seria por meio de motoboys no momento de entrega dos pedidos por delivery.

REFORÇO NAS REDES SOCIAIS – Ficar próximo dos seus clientes em tempo de isolamento social e muito importante. Com a quarentena, todo mundo está na internet atrás de produtos e serviços o tempo todo.

DELIVERY É ESSENCIAL – O serviço de entrega em domicílio não serve só para restaurante. O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento.

ORGANIZAÇÃO DA LISTA DE CLIENTES – Aproveite o tempo livre para conhecer melhor o perfil de quem procura a sua empresa. Conte com a ajuda de seus colaboradores e parceiros, estabeleça as principais características dos clientes: onde moram, quais serviços e produtos costumam comprar.

“Eu diria que o dinheiro não vai parar de circular, ele apenas vai “mudar de mãos”. Portanto, a palavra de ordem daqui pra frente será ADAPTABILIDADE à essa nova realidade”, destacou e especialista em marketing, Fabiano de Cristo.