Cotidiano

Mais de 500 pessoas procuraram apoio emocional em Roraima

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), 558 pessoas procuraram atendimento na instituição nos primeiros três meses de 2021.

Não é só o corpo que sofre com as sequelas do novo coronavírus, pois a procura por atendimento profissional para tratar de transtornos mentais – ansiedade, depressão e estresse pós-traumático, por exemplo – também cresceu com a pandemia, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. A pesquisa se reflete em Roraima com os dados do CVV em Roraima. 

O CVV foi instalado em Roraima em 2016 e atua em parceria com a Assembleia Legislativa por meio do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher).

O Centro é uma associação civil sem fins lucrativos, na qual um grupo de voluntários presta serviço gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio, por meio do número 188. O atendimento pelo telefone funciona 24 horas por dia.

A coordenadora do CVV-RR, Elizabete Brito, informou que o serviço é sigiloso e que quem liga, além de encontrar um atendente treinado, também encontra privacidade e empatia.

O serviço prestado pelo CVV é importante porque muitas vezes, antes do adoecimento mental e do diagnóstico qualificado, as pessoas sofrem caladas por causa do estigma social em torno dessas doenças. Isto porque as pessoas geralmente as associam, erroneamente, à fraqueza moral, religiosa ou mesmo à preguiça.

“Encontrar, portanto, um espaço seguro para compartilhar suas dores sem julgamentos, é uma ferramenta relevante para atravessar esse período difícil”, explicou Elizabete. Para atuar na instituição, os voluntários passam por um curso de formação.

“Os atendentes são pessoas preparadas para ouvir o seu desabafo, para dar apoio emocional. Significa que vão te ouvir sem te julgar, sem condenar sua história. É ter empatia com tudo aquilo que a outra pessoa trouxer. Além de contar com o principal, que é a ligação ser totalmente sigilosa”, reforçou.

Elizabete fez questão de esclarecer que o CVV não substitui o diagnóstico clínico das doenças mentais, visto que a instituição disponibiliza apenas um canal para aqueles que precisam desaguar os conflitos emocionais.

“Se é depressão, síndrome do pânico, tem que procurar um especialista. O CVV é para dar apoio no momento de angústia, principalmente na pandemia, onde as pessoas precisam ficar em casa”, enfatizou.

A coordenadora falou sobre a importância do serviço para os idosos. “Os idosos não têm com quem conversar, e o CVV registrou o aumento deste público no número de ligações, pois muita gente começou a procurar pra desabafar, para conversar”, disse.

Contato

Para contatar o serviço de apoio emocional oferecido pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), basta telefonar para o número 188 (disponível 24h e sem custo de ligação). Se preferir, pode ainda acessar por meio do site www.cvv.org.br, serviço via chat e e-mail.