INCLUSÃO

DPE-RR, DPU e INSS realizam mutirão para famílias com pessoas autistas, PcDs e doenças raras 

Ação pretende abrir a programação alusiva ao Maio Verde 2024

De acordo com a DPE, o Mutirão da Inclusão foi idealizado em resposta às solicitações das Associações que representam pessoas autistas, com deficiências (PcDs), doenças raras e outras síndromes (Foto: Ascom DPE-RR)
De acordo com a DPE, o Mutirão da Inclusão foi idealizado em resposta às solicitações das Associações que representam pessoas autistas, com deficiências (PcDs), doenças raras e outras síndromes (Foto: Ascom DPE-RR)

Com o objetivo de atender às demandas individuais das famílias cadastradas, oferecendo orientação jurídica, esclarecimentos sobre direitos e encaminhamentos para os serviços públicos necessários, o Mutirão da Inclusão será realizado no próximo dia 4 de maio pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), em colaboração com a Defensoria Pública da União (DPU) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento ocorrerá na sede Cível da DPE-RR, localizada na Av. Sebastião Diniz, 1165 – Centro, das 9h às 15h.

De acordo com a DPE, o Mutirão da Inclusão foi idealizado em resposta às solicitações das Associações que representam pessoas autistas, com deficiências (PcDs), doenças raras e outras síndromes, visando suprir as necessidades dessas comunidades muitas vezes desassistidas.

Rogenilton Ferreira, defensor público e coordenador do mutirão, destacou a importância da iniciativa, ressaltando que a proposta surgiu da observação direta das dificuldades enfrentadas por essas famílias. “A DPE-RR foi procurada por diversas associações e membros da comunidade e, percebendo a necessidade dessas pessoas, decidimos organizar essa grande ação para atender as condições diferenciadas do público”, mencionou.

Para garantir a eficiência do evento, as associações/entidades solicitantes do mutirão já possuem os números de todas as pessoas de Boa Vista e Cantá e enviarão um formulário para ser preenchido, a fim de levantar um banco de dados das demandas existentes para cada instituição envolvida no mutirão. Estabeleceu-se um número de atendimentos pela manhã e pela tarde, e as informações serão divulgadas em breve para as pessoas cadastradas previamente.

Mariana Moutinho, defensora pública chefe da unidade da DPU em Boa Vista, destacou a importância do Mutirão da Inclusão, especialmente para uma população tão vulnerável e desassistida. “Essa ação é de extrema importância, pois se destina a uma população que geralmente é muito vulnerável e desassistida”, afirmou.

Loide Gomes, presidente do Instituto Raridades e mãe de uma criança com condição rara, expressou sua satisfação com o mutirão, destacando a dificuldade de acesso aos direitos por parte dessas famílias. “Então, esse mutirão é uma conquista para todos nós. Isso me deixa muito feliz e satisfeita, pois é um atendimento que realmente vai trazer um pouco de alívio para as famílias e qualidade de vida para essas pessoas”, disse.

Gelbson Braga, gerente executivo do INSS, ressaltou a importância dos atendimentos do Instituto no evento, oferecendo informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e prestando um amparo assistencial às famílias que necessitam.

Para mais informações sobre o Mutirão da Inclusão, os interessados podem acessar o site da DPE, acompanhar nas redes sociais ou contatar Yonara Varela, representante das associações, pelo telefone (95) 99116-5779.