LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer uma receita especial de Arroz doce

Aprenda a fazer uma receita especial de Arroz doce

Por Denise Rohnelt Araujo

RECEITA DO DIA

Arroz doce
Fonte: Divino Fogão.

INGREDIENTES
400 gramas de arroz branco
1 litro de leite integral
700 gramas de leite condensado
1 litro de água
200 gramas de creme de leite
1 rama de canela em pau
Baunilha em gotas ou fava de baunilha à gosto
Canela em pó à gosto

PREPARO:
Primeiramente, coloque em água fria o arroz, a canela em pau, a baunilha e leve para cozinhar até ficar macio. Depois de cozido, coloque o leite, deixe ferver e cozinhe um pouco mais. Em seguida, acrescente o leite condensado, o creme de leite e mexa bem. Desligue o fogo, coloque na travessa e polvilhe a canela em pó.

Serve seis pessoas.

A premiação The World’s 50 Best Restaurants traz surpresas em 2023

A cerimônia de premiação do The World’s 50 Best Restaurants 2023,  aconteceu no dia 20 de junho na cidade de Valência, na Espanha e trouxe muitas surpresas.

Pela primeira vez em 20 anos de premiação um restaurante da América Latina se consagra o melhor do mundo.

O restaurante Central, comandado pelo casal de chefs Virgilio Martínez e Pía León que fica em Lima, Peru, recebeu o prêmio de Melhor Restaurante do Mundo e ficou à frente dos restaurantes espanhóis Disfrutar (2º lugar) de Barcelona, Diverxo (3ª posição) de Madri e o Asador Etxebarri (4ºlugar) de Atxondo.

Em 2022, o restaurante Central ficou em segundo lugar no ranking mundial e em primeiro na edição latino-americana do prêmio.

O Central celebra toda a biodiversidade de sabores e ingredientes do Perú e está na lista desde 2013.

A Instituição Mater fundada pelo casal de chefs e pela irmã de Virgilio Martinez, é dedicada à pesquisa dos diferentes biomas peruano, da costa e Amazônia ao Vale Sagrado.

Na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo figuram 12 restaurantes latino americanos, sendo quatro do Perú: Central (1º), Maido(6º), Kjolle (28º) e Mayta (47º); no México: Quintonil (9º), Pujol (13º) e Rosetta (49º). A Colômbia teve nominado os restaurantes El Chato (33º) e Leo (43º). O restaurante argentino Dom Julio (19º), o chileno Borogó (29º).

A lista dos latinos ainda conta com o único restaurante brasileiro na lista dos 50 Melhores. A Casa do Porco dos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda, ficou em 12º lugar, sendo que em 2022, na cerimônia em Londres, o restaurante brasileiro ficou em 7º lugar no Top 10 da lista.

O restaurante denominado de Alta Gastronomia Caipira, continua sendo o único do país nominado no ranking do The World’s 50 Best Restaurantes. Jefferson e Janaína literalmente criam, plantam, colhem, cozinham e encantam seus clientes com pratos maravilhosos que saem diretamente da Roça para o Centro de São Paulo.

Agora vamos aguardar a Lista dos 50 Melhores da América Latina que vai acontecer pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro.

A classificação dos cinco melhores restaurantes do mundo de 2023 ficou assim:

  1. Central – chef Virgílio Martinez, Lima- Peru (Melhor Restaurante da América do Sul)
  2. Disfrutar – chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas, Barcelona – Espanha (Melhor Restaurante da Europa)
  3. Diverxo – chef Dabiz Muñoz, Madrid – Espanha
  4. Asador Etxebarri – Axpe, Bizkaia- Espanha
  5. Alchemist – chef Rasmus Munk, Copenhage – Dinamarca

A eleição dos 100 Melhores Restaurantes do mundo é feita a partir de mais de mil especialistas anônimos do setor de restauração e da indústria de hospitalidade, com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 27 regiões em todo o planeta, compõem o painel de votação que resulta na lista dos melhores restaurantes do mundo. Restaurateurs, escritores, críticos, e bem viajados amantes da gastronomia, votaram em 10 restaurantes cada, com a opção de escolher locais em sua região de origem ou além, dependendo de sua capacidade de viajar nos últimos 18 meses. A Educadora Rosa Moraes, que nos representa como presidente ou Chairwoman do Brasil da lista The World’s 50 Best Restaurant .