COLUNA PARABÓLICA

Juíza de Alto Alegre tomou decisão digna de aplausos

Coluna desta quarta-feira (22) ainda repercute a modinha de festejos no interior, enquanto municípios reclamam de mazelas

Bom dia,

Não é todos os dias que podemos elogiar decisões judiciais no Brasil, mas quando essas decisões merecem aplausos, não podemos nos omitir. É o caso da decisão da juíza Sissi Marlene Dietrich Schwantes, da 3ª Zona Eleitoral de Roraima, com sede no Município de Alto Alegre, que decidiu adiar por 90 dias a diplomação do candidato Wagner Nunes (Republicanos), vencedor da eleição suplementar do final de abril, para completar o mandato do ex-prefeito Pedro Henrique Machado (PSD), cassado por praticar abuso de poder econômico na eleição de 2020.

Da decisão, é claro, ainda cabe recursos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e até mesmo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas é um alento quando se sabe da tradicional demora de alguns magistrados brasileiros em geral, para decidir sobre questões que se arrastam por longo tempo trazendo insegurança jurídica e prejuízos incalculáveis envolvendo dinheiro público. De fato, a eleição suplementar em Alto Alegre para prefeito foi cercada de denúncias sobre abuso de poder político e econômico, com direito a apreensão de dinheiro e até mesmo com proibição pela mesma magistrada de eventuais ações do governo estadual naquele Município antes da realização do pleito.

Se não for reformada, a decisão da juíza, na prática, anula a eleição suplementar em alto Alegre. Com a diplomação suspensa, Wagner Nunes não pode ser empossado e o tempo restante do atual mandato se exaure em 31 de dezembro próximo. Para além disso, no entremeio disso tudo – eventual diplomação e posse de Nunes -, ainda tem a eleição de 6 de outubro próximo para escolher um novo prefeito/prefeita para o quadriênio 2025/2028. A decisão da juíza Sissi Schwantes vem, aliás, para corrigir a lentidão da Justiça Eleitoral que levou quase quatro anos para afastar definitivamente o ex-prefeito Pedro Henrique Machado.

Mudanças

A exoneração do secretário estadual de Segurança, André Fernandes, que embora pareça ter sido repentina, vem de um longo período de desgastes e reacendeu comentários de que o governador Antonio Denarium (Progressistas) faria ajustes pontuais em seu primeiro escalão. Um dos “cotados” na lista de quem sai seria o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Glicério Fernandes. André Fernandes é policial penal federal e veio para Roraima durante a intervenção federal na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

Pré-candidatura

O senador Hiran Gonçalves (Progressistas) publicou vídeo em suas redes sociais para negar suposições de que seria um pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista e que teriam sido potencializadas pela instabilidade em torno de um nome definitivo de seu grupo. Segundo ele, a pré-candidata do grupo é ainda a deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil), embora não tenha afastado a hipótese de apoiar o deputado Antônio Carlos Nicoletti (União Brasil).

Aplausos

O deputado Renato Silva (Podemos) se pronunciou ao final da sessão de ontem, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), sobre a decisão da Justiça Eleitoral de suspender a diplomação do prefeito eleito de Alto Alegre, Wagner Nunes. Ele disse que vai aprovar uma moção de aplausos à juíza que assina a decisão e ao promotor que recomenda a realização de eleições indiretas para o mandato tampão.

Caracaraí

Pelos lados do Município de Caracaraí, a escassez de recursos não deve ser problema. Só isso explica a publicação do resultado de um pregão no valor de R$ 6.236.028,00 para a contratação de empresas para prestar serviços de organização e execução de eventos, incluindo infraestrutura, para a realização de eventos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto do Município.

Moda

Como já dissemos cá na Coluna, virou uma espécie de modinha entre os municípios do interior de Roraima o gasto de grandes montas em recursos para a realização de festejos, sob qualquer pretexto, com anuência dos órgãos de fiscalização. Em São João da Baliza, até agora foram divulgados gastos de mais de R$ 1 milhão só para pagamento de artistas nacionais, que a princípio tiveram seus nomes não revelados.

Estradas

Enquanto isso, a população dos mesmos municípios do interior reclama de toda sorte de mazelas, nesse período de chuvas, em especial, por conta da situação precária das estradas. Talvez pensando nisso, a Prefeitura de São João da Baliza resolveu promover uma licitação, por meio de concorrência pública, nessa quinta-feira, 23, para contratar empresa para restauração de estradas vicinais.

Taiwan 1

O diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-RR), Alysson Lopes, será o representante do Brasil durante o Workshop Global Cooperation and Training Framework (CGTF) International Workshop on Resilience in Telecommunication and Cybersecurity oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, com todas as despesas pagas por aquele País.

Taiwan 2

Durante o evento, que será entre os dias 27 e 31 de maio, será promovida a cooperação global e treinamentos nas áreas de telecomunicações e cyber segurança, com a presença de representantes de 30 países, sendo apenas cinco vagas destinadas para a América Latina. Alysson Lopes é o coordenador do Centro de Treinamento Virtual da pasta em Roraima e instrutor de armamento e tiro.