Saúde e Bem-estar

Veterinários passam treinamento sobre Tuberculose e Brucelose animal

O objetivo do treinamento é capacitar os técnicos para oferecer condições de segurança sanitária em caso de emergência

Veterinários passam treinamento sobre Tuberculose e Brucelose animal Veterinários passam treinamento sobre Tuberculose e Brucelose animal Veterinários passam treinamento sobre Tuberculose e Brucelose animal Veterinários passam treinamento sobre Tuberculose e Brucelose animal

Seis médicos veterinários da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima), participam do XXIV Seminário para Padronização de Cursos e Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e da Tuberculose Animal, que está acontecendo na cidade de Pedro Leopoldo (MG). 

De acordo com Yngrid Mota, uma das médicas veterinárias presentes no treinamento, o objetivo é capacitar os técnicos para oferecer condições de segurança sanitária em caso de emergência.  

“As aulas são divididas em matérias teóricas e práticas, visando o controle dessas doenças, além de ampliar a ação de programas de erradicação”, disse. 

No treinamento são discutidos temas como Epidemiologia, Diagnóstico e Controle da Tuberculose, Epidemiologia, Diagnóstico e Controle da Brucelose, Utilização de Métodos de diagnóstico, Estudos de Prevalência da Brucelose e da Tuberculose no Brasil, além do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (normas e procedimentos) Diagnóstico de Brucelose (Prática) e Diagnóstico de Tuberculose (Prática).

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, enfatizou que a participação dos veterinários amplia e efetiva o PNCEBT (Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal) em Roraima, instituído no Brasil em 2001 pelo Mapa com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária.

“É muito importante a nossa participação nesse seminário, pois a questão da sanidade animal precisa ser sempre discutida, estudada e praticada para estarmos aptos a exercer da melhor forma nossos serviços. A capacitação dá segurança aos produtores rurais na ponta e garante uma boa produção em Roraima”, declarou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.