Nesta quinta-feira, dia 24, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. E para sensibilizar a população, as equipes de Estratégia Saúde da Família que atuam nas unidades básicas da prefeitura promovem uma série de atividades alusivas tanto a Campanha de Combate à Tuberculose como a de Hanseníase, lembrada em janeiro deste ano.
Desde o dia 21, as UBS promovem ações, e a ideia é reforçar o compromisso do município no combate as doenças. A programação conta com palestras, rodas de conversas e intensificação de busca ativa nos bairros próximos as unidades.
Tuberculose – De acordo com a coordenação municipal de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde, em 2021 foram diagnosticados 225 novos casos de tuberculose em Boa Vista, destes, 75,9% dos casos acompanhados pelo município tiveram cura e 7% abandonaram o tratamento. Em 2022 já foram diagnosticados 27 novos casos de tuberculose e 104 continuam em tratamento nas UBS.
Hanseníase – Foram diagnosticados em 2021, 36 novos casos de hanseníase. O percentual de cura de casos novos de hanseníase do ano de 2021 foi de 75,4% com abandono de 10%. Em 2022 já foram diagnosticados 8 casos novos de hanseníase e 39 continuam em tratamento nas UBS.
Hoje, Boa Vista oferece em todas as UBS profissionais para notificar os pacientes suspeitos das doenças, encaminhar para a realização de testes e exames e orientar no tratamento, com distribuição da medicação e avaliação periódica do paciente até o fim do tratamento.
Programação
DATA
UBS
AÇÃO
24.03
UBS São Vicente
Dia D de combate a Tuberculose – com palestra e roda de conversa, abordando sinais e sintomas, detecção de novos casos, diagnóstico, prevenção e tratamento, entrega de panfletos informativos, entre outros.
24.03
UBS Edna Bezerra Diniz (Aeroporto)
Palestra educativa e avaliação de contatos
25.03
UBS Santa Luzia
Panfletagem nos pontos comerciais do bairro