Foram registradas imagens de pessoas andando pelas ruas sem cumprir as regras de distanciamento ou com o uso inapropriado das máscaras de proteção.

“Hoje é domingo, dia 31 de janeiro, eu quero deixar aqui registrado meu repúdio contra o decreto pelo prefeito Arthur Henrique, proibindo todas as aglomerações independente do seu credo, a ficar fechado no período de 15 dias, no entanto, favorecendo aos bares, pizzarias, distribuidoras a funcionar 30% do seu efetivo. Estou aqui na Ataíde Teive, como que está aqui a aglomeração de pessoas. Pessoas sem máscaras, em torno de 500 metros, pessoas aglomeradas, fica aqui registrado o meu repúdio que não vem nenhuma fiscalização” disse.

Use máscaras ao sair de casa

Como se sabe, o principal meio de propagação da Covid-19 é a secreção. A máscara, nesse sentido, funciona como uma barreira contra gotículas contaminadas que podem ser depositadas no ambiente por meio da tosse, do espirro e até mesmo da fala.

Para ter ideia da importância do acessório, estima-se que seu uso pode reduzir em até 40% o crescimento de casos da doença. Portanto, sempre utilize máscara ao sair de casa.

Mantenha o distanciamento

Além do uso coletivo de máscaras, especialmente nos comércios fechados, recomenda-se o distanciamento de, no mínimo, dois metros das demais pessoas.

Muitos estabelecimentos já adotaram a indicação desse espaço necessário nas filas de caixa, por exemplo, de modo que o consumidor tenha ideia do afastamento. Além disso, fazem o controle do fluxo de clientes para evitar o contato próximo entre indivíduos.

Evite aglomerações no estabelecimento

Uma das principais recomendações para controlar o avanço da doença é evitar aglomerações. Tendo em vista a importância de preservar a integridade de consumidores e de funcionários, recomenda-se a realização de uma escala de trabalho e o controle do número de clientes que podem permanecer no estabelecimento. Em bares e em restaurantes, por exemplo, é fundamental manter um espaço de segurança entre mesas e cadeiras.

Outro lado – A Folha procurou a Prefeitura de Boa Vista sobre o caso e aguarda retorno.