Entretenimento

Saiba como decorar sua mesa para a ceia natalina

A FolhaBV conversou com uma especialista que deu dicas preciosas de ornamentação

No Natal, não há nada melhor do que reunir amigos e familiares à mesa para confraternizar e dividir uma deliciosa ceia.

E convenhamos, uma mesa bonita deixa qualquer refeição mais prazerosa, não é mesmo? Pensando nisso, a FolhaBV conversou com uma especialista em mesa posta e reuniu aqui algumas dicas e sugestões.

Janna Leal, ao lado de uma das opções de mesas para o Natal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em uma loja da capital, com acervo de pratos, talheres e taças bastante variados, Janna Leal montou duas opções de mesas: uma mais clássica e outra mais atemporal.

A mesa redonda recebeu um jogo americano no mesmo formato, de cor vermelha, pratos brancos com detalhes em dourado e um guardanapo verde, que foi dobrado e arrematado por um porta-guardanapo com azevinhos artificiais, bastante utilizados nesta época.

Taças de cristal e talheres dourados finalizaram a decoração (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Janna explicou que não é preciso, necessariamente, adquirir peças novas. “Pratos brancos quase todo mundo possui em casa”.

 “Na hora de planejar, é importante verificar o que você já tem em casa e comprar apenas o que é estritamente necessário. Alguns enfeites da árvore de Natal podem ser utilizados tranquilamente na mesa”, sugeriu.

Foi o que ela fez na mesa retangular. Transformou um ramo de pinhas e azevinhos de cores terrosas em porta-guardanapo. E para fugir do tradicional, vermelho e dourado, montou uma mesa mais rústica, em tons de verde.

“Tudo que está aqui, com exceção do centro de mesa, pode perfeitamente ser utilizado ao longo do ano”, disse Janna (Foto: Nilzete Franco)

Ela revelou que costuma utilizar plantas do próprio jardim em suas mesas, por exemplo. Simples e barato. “É interessante exercitar a criatividade. Não precisa pensar só no papai noel ou fazer tudo vermelho”.

Para finalizar, a especialista lembrou que, mesmo em eventos mais informais, é possível caprichar. “Sua casa, suas regras. Não tem segredo. Com peças bonitas e um bom centro de mesa, tudo fica harmonioso”.

Paixão por mesa posta

Janna Leal é servidora pública e decidiu transformar a paixão por mesa posta em negócio, no início da pandemia, por insistência dos amigos.

“Eu sempre gostei de receber familiares e amigos em casa, com muito carinho. Todos ficavam encantados com as mesas que eu montava e comentavam que eu deveria profissionalizar o hobby”, contou.

Ela aluga peças para eventos de até 30 pessoas, faz assessoria na hora das compras e também em casa, para que o acervo pessoal da cliente seja melhor utilizado. “Algumas pessoas têm várias opções guardadas, mas não conseguem coordenar, combinar, montar uma mesa”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.