Política

Denarium anuncia mais leitos e diz que fará compra de equipamentos

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou o repasse de R$ 88,2 bilhões para todos os estados e municípios, para atividades de combate ao novo coronavírus. Para Roraima, a previsão é que os valores sejam aplicados na compra de equipamentos, como respiradores e leitos.

A informação foi repassada à Folha pelo governador Antonio Denarium (sem partido), após reunião por videoconferência com o presidente e os demais gestores da Amazônia Legal na tarde de segunda-feira, 23,

Segundo Denarium, ainda não foram definidos quanto dos valores que serão destinados ao Estado. A previsão é que os critérios para definição de recursos seja divulgado nos próximos dias pelo Governo Federal, porém, o relato é que deverão ser editadas duas medidas provisórias (MP’s) para garantir repasses imediatos de R$ 8 bilhões ao longo de quatro meses ao Fundo Estadual de Saúde e aos Fundos Municipais de Saúde;

“O Ministério da Economia vai anunciar nesta terça os valores que serão encaminhados para cada Estado. Ainda não temos o valor de quanto virá para Roraima, mas temos uma expectativa positiva”, declarou o governador.

Mas, mesmo sem um percentual exato de quanto deve ser recebido, o gestor já adiantou que a gestão fará a compra de equipamentos e materiais. “Vamos ter os leitos de retaguarda, que serão instalados nas unidades privadas também; os leitos para as unidades de terapia intensiva (UTI) compra de equipamentos, como respiradores e assim por diante”, finalizou.

Além disso, o governador também adiantou que deverá utilizar a estrutura do Estádio Canarinho, caso necessário, para ampliar o número de leitos com a vinda do recurso do Governo Federal. “Visitei o estádio ontem e temos uma estrutura adequada, recém-revitalizada, com salas com ar condicionado e acessíveis. Seria uma alternativa para ampliação de leitos”, informou Denarium.

NOVOS LEITOS – O governador adiantou ainda que o Governo do Estado realizou uma parceria com o Exército Brasileiro por meio da Operação Acolhida, para transição do Hospital de Campanha que funciona em Pacaraima para Boa Vista. A medida significará a vinda de 1.200 leitos disponíveis para atendimento de brasileiros e estrangeiros.

“Inicialmente, será disponibilizados 80 leitos para atendimentos de pacientes com sintomas graves, ou seja, que precisam de respiradores. Depois virão mais até chegar nesse número de 1.200 leitos disponíveis”, complementou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.