Cotidiano

Preço de álcool em gel e máscaras será fiscalizado nas farmácias

De olho nas variações de preços, o Procon Estadual dará continuidade a partir desta segunda-feira (16) a uma fiscalização nas farmácias

Depois da divulgação de casos suspeitos do novo coronavírus em Roraima, os consumidores correram para as farmácias à procura de álcool em gel e máscaras higiênicas. A procura foi tanta que os produtos já estão em falta nos estabelecimentos, mas o Procon Estadual deve fiscalizar se há abuso de preços do ‘kit coronavírus’ nas drogarias.

Em Boa Vista, por exemplo, esses itens viraram raridade, mas quando tem nas prateleiras os valores estão bem altos. Por esses dias, consumidores têm reclamado de alto no preço do álcool gel e das máscaras protetoras. 

De olho nas variações de preços, o Procon Estadual dará continuidade a partir desta segunda-feira (16) a uma fiscalização nas farmácias para observar os valores cobrados na venda de álcool em gel e máscaras, itens básicos de prevenção contra o coronavírus. 

“Já começamos a fazer um levantamento de preços de álcool em gel e de mascaras nas grandes farmácias. A partir desta segunda-feira vamos às pequenas farmácias”, disse o diretor do Procon Estdual, Lindomar Coutinho. 

O trabalho é desenvolvido da seguinte forma. Os agentes do Procon pegam o preço praticado desses produtos no sistema das farmácias, bem como entram no estoque e observam se tem ou não os produtos para venda.

“Em um documento anotamos o preço de revenda, e agora estamos esperando chegar a nova aquisição de álcool em gel e máscaras, quando iremos solicitar as notas fiscais da compra atual para comparar com o valor do estoque anterior”, ressaltou Coutinho.

“Se não houver diferença de preço, não há motivos para que os donos de farmácias aumentem o valor, porque não se pode tirar vantagem excessiva do consumidor em virtude de uma situação de risco de saúde mundial, que ocorre nesse momento por causa do coronavírus”, afirmou o diretor do Procon Estadual.

Segundo ele, isso é uma prática abusiva. “Vamos visitar vários supermercados e farmácias, pois se estão cobrando valores excessivos, com certeza serão autuados e consequentemente multados”, garantiu Coutinho. 

O consumidor pode denunciar por meio dos telefones (95) 99172-4008 e (95) 99176-0022, ou ir até a sede do Procon Estadual, que fica que fica na avenida Getúlio Vargas, n° 8021, São Vicente. O atendimento ao público ocorre das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.