Cotidiano

Professores estaduais são classificados para semifinal de prêmio

Os projetos dos professores de Roraima estão entre os 350 trabalhos que serão avaliados

Cinco professores da rede estadual de ensino foram classificados para a semifinal da I edição do Prêmio Professor Transformador. Foram inscritos 1.270 projetos em todo o Brasil.

Os trabalhos dos professores de Roraima estão entre os 350 que serão avaliados. Devem passar para a final apenas 12 projetos e o resultado será divulgado ainda em março.

Um dos semifinalistas é o professor Manoel Reildo Cerdeira dos Santos, da Escola Estadual Major Alcides. Ele desenvolveu o tema “A matemática além da escola com o design, confecção e comercialização de bio joias e bijuterias”.

Outra semifinalista é a professora Simone Catão, da Escola Olavo Brasil Filho, que idealizou o trabalho intitulado “Duas Culturas e uma nação”. O projeto busca promover a inclusão e a boa convivência entre estudantes brasileiros e imigrantes venezuelanos.

O terceiro projeto semifinalista é da professora Rutemara Florêncio, da Escola Estadual Tancredo Neves. Com o tema “Histórias das mulheres em Roraima”, o trabalho foi desenvolvido dentro da disciplina de História, e destacou o trabalho de mulheres protagonistas de suas próprias histórias e que, dentro de sua profissão de forma pioneira, ajudaram a construir a história de Roraima.

A outra professora semifinalista é Shirlei dos Santos Catão, da Escola Crisotelma Francisca de Brito Gomes. A instituição de ensino está inserida no sistema prisional de Roraima e atende hoje 165 alunos. A professora concorre com três projetos e um dele é “Educação para o trânsito além das grades”, que tem a finalidade de proporcionar melhoria na aprendizagem por meio da educação para o trânsito.

O segundo projeto é intitulado “Preciosas” e busca elevar o crescimento intelectual e autoestima das alunas por meio de atividades esportivas. Além desses, a professora concorre também um terceiro projeto, com o tema “Reconstruindo Sorrisos” sobre saúde bucal, este pela escola municipal Francisco de Souza Bríglia.

Maria de Fátima dos Santos, da Escola Olavo Brasil Filho é a quinta semifinalista da rede estadual de ensino com o projeto “Ao passo da vida contra uma epidemia silenciosa” que trabalha a socialização dos alunos em sala de aula e em todo ambiente escolar, em busca de integrá-lo ao meio social visando a prevenção do suicídio. O projeto também trabalha questões referentes ao Bullying.

O PRÊMIO

A I edição do Prêmio Professor Transformador é uma iniciativa da BETT Educar e Base2Edu Serviços de Tecnologia Educacional com a parceria do Instituto Singularidades, Consed (Conselho nacional dos Secretários de Educação), Microssoft, Undime/SP (União Nacional dos Secretários Municipais de Educação), e apoiadores. 

O objetivo do prêmio é reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país que tenham como proposta a transformação das salas de aula em ambientes criativos.

O prêmio é dividido em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. O segundo e terceiro lugar de cada categoria receberá a quantia de R$ 2,5 mil, troféu e participação na BETT Educar 2020, em São Paulo no mês de maio, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores.

O primeiro lugar de cada categoria levará troféu, o prêmio de R$ 7 mil, ganhará uma viagem para participação na BETT Educar 2021 em Londres; participação especial como convidado na BETT Educar 2020, em uma mesa de apresentação de projetos transformadores, e divulgação do trabalho na Revista Direcional Escola.