Cotidiano

Campanha contra o sarampo vacinou 2.649 na capital

O sarampo é uma doença infecciosa grave e que pode levar a óbito

Nesta sexta-feira, 25, a Prefeitura de Boa Vista encerrou as ações da campanha de vacinação contra o sarampo.  Até o momento, compareceram às unidades básicas de saúde, incluindo ações específicas 11.411 pessoas, destas 2.649 tomaram a vacina e 8.782 já estavam vacinadas contra o sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e que pode levar a óbito, quando a doença ocorre na infância, a criança pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda. O médico da unidade, Lourivaldo Junior, convoca pais e responsáveis para levarem as crianças para tomar a vacina.

“A procura foi bem tímida durante a campanha, principalmente no dia D, no último sábado, mas nós orientamos os pais que tragam seus filhos para se vacinarem, pois estamos em uma área endêmica e mesmo com o encerramento da campanha, vamos continuar atendendo tanto crianças como adultos para tomar a vacina”, reforçou.

Apesar da pouca procura, o coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, explica que a vacinação ocorre de forma seletiva e que é importante a atualização do cartão tanto de crianças como de adultos.

“Durante todo o período de campanha, estávamos avaliando os cartões e aqueles que não estavam com as doses atualizadas receberam a vacina. É importante deixar bem claro que mesmo após o encerramento da campanha, as unidades continuam vacinando e atualizando os cartões tanto das crianças como dos adultos, para que possamos alcançar a cobertura de 95% de todas as vacinas do calendário básico”, disse.

Mesmo com o encerramento da campanha, todas as unidades básicas de saúde que possuem sala de vacina estão aptas para receber as crianças e adultos para vacinar, de acordo com o horário de funcionamento de cada sala, inclusive as que atendem com horário estendido até a meia-noite.