
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai participar de uma ação itinerante para ampliar o acesso a serviços previdenciários em comunidades indígenas de difícil alcance. A iniciativa acontece entre os dias 24 e 28 de novembro, no município de Alto Alegre, como parte de uma parceria com a Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
A principal frente de atendimento será na comunidade de Palimiú, localizada na Terra Indígena Yanomami, às margens do rio Uraricoera. A região é habitada majoritariamente pelo povo Yanomami e, em menor número, pelos Ye’kwana, que são o público prioritário desta etapa da ação.
O objetivo é facilitar o acesso da população indígena aos seus direitos previdenciários, já que muitos moradores enfrentam obstáculos logísticos e falta de conectividade para buscar atendimento nos centros urbanos.
Durante a ação, a equipe do Programa de Educação Previdenciária (PEP) oferecerá serviços como orientações sobre benefícios, emissão de senha GOV.BR, abertura de requerimentos, protocolos, consultas de benefícios e emissão de extratos.
Além disso, haverá atenção especial para atendimentos relacionados a aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).O gerente-executivo do INSS em Boa Vista, Gelbson Braga, destacou a importância da iniciativa.
“Essas ações itinerantes reafirmam o compromisso do INSS com um atendimento humanizado e descentralizado. Nosso objetivo é chegar até as comunidades que mais precisam, garantindo que nenhum segurado, especialmente aqueles que vivem em regiões remotas, fique sem orientação ou acesso aos seus direitos”, afirmou.