Cotidiano

Comércio deve abrir 150 vagas temporárias até dezembro

A tendência é que pelo menos um terço desse total de pessoas possa se tornar funcionário efetivo das empresas

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Com o fim de ano se aproximando, a expectativa é que o movimento no comércio aumente consideravelmente para as festas de Natal e Ano Novo. Para dar conta desse aumento, as lojas realizam a contratação de funcionários temporários, prática bastante comum em Roraima e no Brasil.

Segundo a Fecomércio-RR, a previsão é que sejam criadas 150 novas vagas temporárias no Estado até o mês de dezembro. A tendência é que pelo menos um terço desses temporários seja efetivado pelas empresas contratantes.

“É um resultado bem melhor que o registrado em 2018, dado a situação financeira daquela época, que apesar da crise teve cerca de 120 empregos temporários”, esclarece o economista Fábio Martinez.

O comércio é o segmento em que mais há contratações, muito por parte de lojas de vestuários, que tendem a crescer bastante. Os setores de serviços, beleza, alimentação e turismo também têm uma tendência de crescimento, por contas das festas de fim de ano.

Já os cargos temporários com maiores registros de contratações nessa época são os de vendedores, operadores de caixa e almoxarifes.

Quem sente mais de perto essa movimentação de contratos é próprio comércio. Antônio Franco, gerente de uma loja de vestuário localizada no centro da capital, relata que no ano passado houve por volta de 10 a 12 contratações temporárias de vendedores e, destes, três foram efetivados.

Agora com a aproximação das festas de fim de ano, as contratações começarão novamente. “A gente dá oportunidade para aqueles que não têm experiência, mas sabem desenrolar com o cliente. Todo ano buscamos renovar o nosso quadro, por isso fazemos essas contratações”, contou o gerente.

Fernanda Guivara, de 23 anos, é vendedora na loja desde outubro do ano passado, quando foi contratada temporariamente. Ela conta que, antes de trabalhar na loja, já tinha experiência profissional, dentro e fora do comércio, e ficou um mês sem trabalhar antes de ser convocada pelo estabelecimento.

“Fazia um tempo que eu não trabalhava na área e tive que me adaptar na loja. Foi um pouco difícil, mas consegui superar ao longo dos meses”, conta a vendedora.

Como mora sozinha, o salário de Fernanda tem sido de grande ajuda para o sustento. “Esse negócio de financeiro é meio complicado, pois tem que administrar as contas, então é uma ajuda muito boa”, finaliza.

Vendas podem movimentar R$ 56,7 milhões

O comércio roraimense pode faturar cerca de R$ 56,7 milhões, o que significa um aumento de 5,6 % em comparação ao ano passado.

“Com a melhora da economia, a geração de empregos formais e a diminuição do endividamento das famílias, o poder de compra, principalmente o das famílias, tende a aumentar”, disse o economista Fábio Martinez.

Segundo ele, a estabilização da economia em 2019 dá uma maior segurança à projeção positiva, já que não houve interrupções no pagamento dos servidores públicos e, como foi dito anteriormente, há um poder maior de compra entre a população.

“Nós temos uma situação melhor que a do ano passado e o que a gente espera é que, com esse crescimento, tenham mais contratações”, finaliza Martinez.