sisu-2023
A decisão é inédita e deve ampliar o número de inscritos no processo seletivo.(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026 poderão utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão é inédita e deve ampliar o número de inscritos no processo seletivo.

De acordo com o Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União de 20 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) permitirá que os participantes escolham a melhor média entre os exames realizados em 2023, 2024 e 2025, desde que não tenham feito a prova como treineiros, ou seja, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio.

Adesão das instituições

A medida foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, cujo prazo começou nesta segunda-feira (27) e segue até 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão.

Para aderir, as universidades devem ter concluído a ocupação de vagas referentes à última edição em que participaram. Durante o período, poderão reabrir o termo de adesão e alterar as condições de participação.

O que é o Sisu

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O Sistema de Seleção Unificada permite que os estudantes concorram gratuitamente a vagas em universidades públicas, com uma única inscrição, utilizando as notas do Enem. O programa tem o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior em todo o país.

Desde 2024, o Sisu passou a ter edição única anual, válida para cursos com início das aulas no primeiro ou segundo semestre.
Na edição de 2025, foram ofertadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação de 124 instituições públicas.

Segundo o MEC, 254,8 mil candidatos foram aprovados, sendo 128 mil na ampla concorrência, 111 mil pelas cotas e 14 mil por ações afirmativas das próprias universidades.