Estudantes da Escola Estadual Militarizada Cícero Vieira Neto, em Pacaraima, denunciaram à Folha as condições precárias da estrutura improvisada do colégio, que passa por reforma e mantém as atividades escolares na quadra da escola.
Em imagens e vídeo enviados pelos estudantes é possível ver que a estrutura está com buracos. Além disso, segundo relato de um aluno, cerca de cinco salas possuem goteiras que molham o local nos dias de chuva.
“Com a obra de reforma paralisada, as salas de aula foram improvisadas na quadra, dentro de tendas, sem estrutura adequada. O calor é insuportável, o barulho atrapalha o aprendizado e, quando chove, o ambiente se torna impossível de usar”, disse o denunciante, que preferiu não se identificar.
Ainda segundo a denúncia, a direção da escola não daria uma previsão para o encerramento da reforma, que ficarão na estrutura improvisada até serem concluídos os trabalhos.
Resposta da Secretaria Estadual de Educação
Em resposta à Folha, a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) negou que água da chuva teria entrado nas salas e afirmou que irá reparar danos nas paredes da sede temporária.
A Secretaria de Educação e Desporto informa que não procede a informação de salas danificadas por conta das chuvas no município de Pacaraima.
O Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto passa por uma obra de reforma geral e, por este motivo, foram instaladas 16 salas anexas na quadra da unidade de ensino a fim de dar continuidade às aulas para os 1.453 estudantes dos ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos.
A secretaria acrescenta que as salas anexas estão em ótimo estado de conservação. Cada sala de aula possui duas centrais de ar, carteiras escolares, quadro branco e iluminação. Os banheiros também foram instalados na quadra em perfeitas condições de uso. Uma sindicância será aberta para apurar os responsáveis pelo dano ao patrimônio público.
A Seed complementa que os banheiros danificados serão substituídos por novos, que já estão na escola para a instalação. Uma equipe do Departamento de Logística será encaminhada até a unidade de ensino para realizar o serviço na próxima semana.