A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) mudanças no calendário nacional de competição para o período de 2026 a 2029. Entre as principais alterações estão o aumento no número de participantes da Copa do Brasil, o início do Brasileirão Série A em janeiro e a redução das datas dos campeonatos estaduais.
Principais mudanças
Os campeonatos estaduais terão o calendário encurtado, passando de 16 para 11 datas, entre 11 de janeiro e 8 de março. Cada federação será responsável por adaptar o formato da competição.
O Campeonato Brasileiro Série A será disputado ao longo de todo o ano, com início em 28 de janeiro e término em dezembro. Os 20 clubes da elite dividirão atenções com os estaduais no primeiro trimestre. A Série B começa em 21 de março e termina em 28 de novembro, mantendo o formato atual.
A Série C terá crescimento gradual. Em 2026, 20 clubes disputarão o torneio, com apenas dois rebaixados. Em 2027, o campeonato sobe para 24 clubes. A partir de 2028, serão 28 times divididos em dois grupos de 14, com jogos de ida e volta. Nesse formato, seis equipes cairão para a Série D.
A Série D também terá expansão. Atualmente com 64 clubes, a competição passará para 96 equipes em 2026. O torneio será disputado de 5 de abril a setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Copa do Brasil
A Copa do Brasil será ampliada de 92 para 126 clubes em 2026 e chegará a 128 participantes em 2027. O torneio começará em 18 de fevereiro e seguirá até dezembro.
Os 20 clubes da Série A só entrarão na quinta fase, anterior às oitavas de final. As quatro primeiras fases terão jogos únicos. Da quinta fase até a semifinal, os duelos serão em ida e volta. A grande novidade será a final em partida única, em campo neutro.
Copas regionais
A Copa do Nordeste não contará mais com clubes que disputarem torneios da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana).
A Copa Verde terá novo formato, dividida em dois torneios: Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os campeões se enfrentarão na final. A primeira edição nesse modelo será disputada de 25 de março a 7 de junho de 2026, com 12 clubes em cada região.
Os times serão divididos em dois grupos de seis, e os dois melhores de cada chave avançam às semifinais. Tanto as semifinais quanto as finais regionais e a grande final da Copa Verde serão disputadas em partida única.
A CBF também anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, que reunirá 12 clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, excluindo o Espírito Santo.
Dois times de cada estado, sem calendário da Conmebol, participarão. Eles serão divididos em dois grupos de seis, com expectativa de dar mais espaço para equipes do interior e de menor expressão nacional.