Esporte

Após adiamento, Estadual sub-20 iniciará no dia 14 deste mês 

Previsto para iniciar no dia 31 de agosto, o Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20 ganhou uma nova data, começa este mês e deve encerrar em dezembro. 

Após o adiamento do Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20, a direção de competições da FRF (Federação Roraimense de Futebol) confirmou à Folha de Boa Vista que a competição tem data definida para início. O Pontapé Estadual está previsto para o dia 14 deste mês, com jogos a serem realizados no Estádio Raimundo Ribeiro de Souza, o Ribeirão. De acordo com a entidade, as disputas devem encerrar em meados de dezembro. 

O Estadual estava previsto para começar no dia 31 de agosto, porém, a definição do local que receberia os jogos foi o principal motivo do adiamento. Cinco clubes participam desta edição: Atlético Roraima, São Raimundo-RR, Rio Negro, GAS (Grêmio Atlético Sampaio) e Náutico. As agremiações entram em campo em busca do título Estadual e de olho em uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Em conversa exclusiva com a Folha de Boa Vista, o diretor de competições da Federação, Gil Monteiro, disse que não ficou totalmente satisfeito, mas falou dos altos e baixos, do lado positivo e negativo no que a demora do início das disputas causou.

“Satisfeito não, porque eu gostaria de ter começado dentro do nosso calendário, porém com esforço dos cinco clubes, que inclusive trouxeram atletas de fora com despesas de alojamento alimentação, nós vamos fazer um grande campeonato para revelar novos jogadores para o profissional 2020”, frisou.

“A demora foi desgastante devido a burocracia que atrapalha nosso país em vários setores e o futebol não foi diferente. Olhando pelo lado positivo foi bom para que os clubes treinassem no período. E agora a bola vai rolar e esperamos um grande campeonato sub 20”, completou.

Gil Monteiro declarou que a base tem sido prioridade da Federação. Exemplo disso seria a realização do Estadual Sub-15 masculina. 

“A prioridade é a base, não se constrói uma casa sem o alicerce e o alicerce do futebol é a categoria de base. Uma pena que não haverá data para o sub-15 que fica para 2020. Ainda vamos fazer o feminino em 2019”, explicou. 

“Fizemos um estudo e o melhor é propor aos clubes que façamos o sub-15 e sub-17 juntos [no ano que vem]. O profissional deve começar em fevereiro para não dar conflitos de datas com as competições nacionais”, acrescentou o diretor. 

De acordo com a tabela de jogos que sofrerá alterações de datas, os primeiros jogos serão entre São Raimundo-RR x Rio Negro às 14h30 e logo na sequência, às 16h, o duelo fica por conta de Náutico x Atlético Roraima. A FRF passa agora a trabalhar na reformulação da tabela.

Neste ano, o regulamento prevê que o campeão estadual desta edição será o representante de Roraima na Copa do Brasil e Copa São Paulo de Futebol de Juniores de 2021, além de outras competições relacionadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

MODO DE DISPUTA – O Campeonato Roraimense de Futebol Sub-20 será disputado no formato todos contra todos em turno e returno. A decisão de cada turno será feita entre as duas melhores campanhas de cada etapa com vantagem do empate para a equipe com a melhor pontuação. O título estadual será feito entre os campeões de cada turno. Caso um clube seja campeão no primeiro e no segundo será detentor do título roraimense.