NESTE SÁBADO

Sistema “Defesa Civil Alerta” será testado neste sábado em Boa Vista e em outros três municípios

A ferramenta nacional foi lançada nesta sexta-feira (19), em Roraima.

O sistema foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações, o sistema Defesa Civil Alerta. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
O sistema foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações, o sistema Defesa Civil Alerta. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

Moradores de Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza,  receberão neste sábado (20), a partir das 14h30, uma mensagem com sonora de aviso de emergência do sistema Defesa Civil Alerta. Essa ferramenta que foi lançada nesta sexta-feira (19), em Roraima, tem o objetivo de informar a população sobre os riscos de desastres naturais.

O conteúdo da mensagem que aparecerá para a população terá escrito “Demonstração da Defesa Civil”, recomenda à população “Não é necessária nenhuma ação de autoproteção”  e uma mensagem em SMS “Demonstração do novo sistema de alerta de emergência em Roraima. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”. O tempo de chegada da mensagem é de até 10 segundos.

O sistema Defesa Civil Alerta, desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações, é uma ferramenta de prevenção que envia mensagens de texto e alertas sonoros para celulares em regiões com risco de incêndios, enchentes, deslizamentos e outras situações de emergência

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Anderson Carvalho de Matos, explicou que o diferencial deste sistema para outros canais de comunicação de riscos é o fato dele não exigir cadastro prévio.

Coronel Anderson Carvalho de Matos.(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

“Em outros sistemas existe essa necessidade de solicitar e fazer o cadastro, mas no “Defesa Civil Alerta” mesmo que você esteja apenas passando por uma região de riscos, basta ter uma cobertura de telefonia móvel e compatibilidade dos dispositivos com 4G ou 5G, que a mensagem de alerta será gerada automaticamente”, disse o comandante.

O Coronel acrescenta que outro ponto importante é a forma como o aviso chega ao celular das pessoas.

“Trata-se de um alarme sonoro, em volume alto, que chama a atenção mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso. Além disso, o alerta sobrepõe qualquer aplicativo em uso no momento, garantindo que a mensagem seja vista”, fechou Matos.

Segundo o Geógrafo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Michel Francisco, o sistema possui parceria com as operadoras de telefonia e, no momento, só está disponibilizado em português, mas reforçou que há previsão de expansão para inglês e espanhol.

O Geógrafo do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Michel Francisco.
(Foto: NilzeteFranco/FolhaBV).

“É importante destacar que turistas que estiverem passando pelas cidades no momento do lançamento do alerta também receberão a notificação. Isso acontece porque o sistema é ativado de acordo com a região e o horário em que o alerta é emitido, abrangendo todas as pessoas que se encontram naquela área”, finalizou

Essas mensagens só serão emitidas apenas em circunstâncias emergenciais e a tela com o aviso só poderá ser fechada  quando a pessoa confirmar que leu e entendeu, clicando em “OK”. 

Além da mensagem enviada diretamente pelo o Defesa Civil Alerta, os avisos também serão distribuídos em outros canais, como mensagens de texto, redes sociais, WhatsApp e Telegram, para garantir maior alcance à população

Tipos de alerta 

O sistema Defesa Civil Alerta vai emitir dois tipos de alertas: Extremo e Severo. O primeiro é o nível mais crítico,  aciona o sinal sonoro no celular parecido com uma sirene, mesmo que o aparelho esteja no silencioso. O severo indica que a urgência não é imediata e a população tem um tempo maior para se proteger. Nesse caso, o sinal sonoro será um “beep” similar ao do SMS.

“Esse sistema representa um avanço fundamental, um anseio antigo que finalmente se concretiza. Ele traz mais segurança, tranquilidade e previsibilidade no trabalho de orientar a população diante de possíveis desastres que é a nossa principal missão”, reforçou o Coronel Anderson Carvalho de Matos .

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.