A diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nessa quinta-feira (17) a inclusão de dois blocos da Bacia Sedimentar do Tacutu, em Roraima, em minuta de edital da Oferta Permanente de Concessão (OPC).
Agora, o texto será discutido em audiência pública no dia 9 de outubro com a participação do mercado e da sociedade.
Depois, a diretoria colegiada da agência irá avaliar as discussões do evento e poderá votar a versão final do edital com as contribuições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o documento será publicado com os blocos disponíveis para declaração de interesse das empresas licitantes inscritas na OPC e a abertura de um futuro novo ciclo, com data ainda a ser definida.
Pela OPC, as empresas têm liberdade para estudar os dados técnicos das áreas e apresentar ofertas no momento que julgarem mais adequado.
O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR), que articula a exploração de petróleo e gás natural em Roraima e acompanha o processo, revelou que o leilão com os blocos de Roraima está previsto para 2026.
“A exploração de petróleo e gás vai colocar o Estado em outro patamar de desenvolvimento, com geração de emprego e renda, e, principalmente, atração de muitos investimentos”, declarou o vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.