Bom dia.
Réplica 1
Depois das críticas do senador Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas), que chamou Romero Jucá (MDB) de “mitomaníaco” por afirmar que teria se empenhado para trazer o Linhão de Tucuruí a Roraima, a réplica veio. Em um vídeo superproduzido para as redes sociais, Jucá desmentiu indiretamente a acusação, reforçando o discurso de que sempre lutou pela segurança energética do Estado.
Réplica 2
O ex-senador indicou, no vídeo, que foi responsável por trazer a Eletronorte a Roraima e pela interiorização da energia no Estado, e reafirmou que se empenhou diretamente nas negociações que viabilizaram a conexão de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Ele classificou como fake news os rumores de que ele teria ligação direta com a Roraima Energia, informação que já havia rebatido em outras ocasiões.
Conta
Enquanto o debate segue, o Linhão de Tucuruí começou a operar comercialmente nessa quarta-feira (17), após cerimônia formal na semana passada. Mas uma dúvida que permanece recorrente é sobre como isso afetará a conta de energia. O engenheiro eletricista Frederick Lins, consultor do setor elétrico, explicou em entrevista recente para a rádio Folha FM, que com a interligação, Roraima passa a seguir as bandeiras tarifárias nacionais, com isso, não há previsão de queda imediata no valor pago pelo consumidor final. O benefício imediato é o aumento da segurança energética e a redução do risco de apagões.
Ambiental
A legislação ambiental de Roraima, em vigor desde 1994, será atualizada pelo Novo Código de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que já está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALE-RR). Na sessão plenária dessa quarta, o presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), relator do projeto, adiantou que o novo texto busca simplificar o licenciamento para pequenos, mas também beneficia diretamente os grandes. Ele anunciou duas audiências públicas para este mês, em Caroebe e Rorainópolis, para ouvir a população sobre a nova legislação.
Municípios
A operação Cyclic Impetum, que apura fraudes em emendas parlamentares em Iracema, segue rendendo comentários no mundo político, e há relatos de que o caso acendeu o alerta vermelho em outros municípios de Roraima. Já se fala que situações semelhantes podem vir à tona, especialmente envolvendo recursos de emendas Pix, nas quais muitas vezes não há como comprovar de forma clara a destinação dos valores. Segundo contam nos bastidores, já tem atuais e antigos dirigentes se preparando para explicar movimentações pouco transparentes.
Fiscalização
Coincidência ou não, o Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) anunciou uma auditoria na Prefeitura de São Luiz logo após a operação da Polícia Federal (PF) em Iracema. De acordo com o despacho, a auditoria será realizada a partir do mês que vem, e terá como alvo a aplicação de uma emenda parlamentar específica, destinada pelo então senador Telmário Mota.
Contas
Além de São Luiz, o TCE também determinou auditorias em Pacaraima, previstas ocorrerem entre setembro e novembro, mas estas sem relação com as emendas parlamentares. Uma delas foca em recursos federais para fundos voltados para a Educação, Saúde e Assistência Social, referentes a 2022, enquanto a outra vai analisar diretamente as contas da Prefeitura no mesmo exercício.
Integridade
Após o Ministério Público (MPRR) anunciar que vai fiscalizar se as prefeituras de Roraima têm mecanismos para prevenir corrupção e garantir transparência, a Prefeitura de São João da Baliza decidiu agir. A prefeita Luiza Maura (Progressistas) instituiu, por meio de decreto, o Programa de Integridade da Administração Direta e Indireta. Segundo o texto, o programa busca aprimorar a gestão pública, evitar fraudes e improbidade, e aumentar a clareza e a ética na aplicação dos recursos municipais.
Blindagem
Sete dos oito deputados federais de Roraima disseram “sim” para a PEC da Blindagem, que dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra parlamentares, exigindo autorização prévia do Legislativo. O único voto divergente foi do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD). Na noite de terça-feira (16), a Câmara aprovou a proposta com 344 votos favoráveis e 133 contrários. A PEC segue agora para análise do Senado.
Suavizar
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu nessa quarta as principais lideranças da oposição em sua residência para uma reunião reservada, na tentativa de chegar um consenso para uma versão mais “light” do Projeto de Lei da Anistia. Participaram do encontro o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição, e Carol de Toni (PL-SC), então líder da minoria. Há sinalização de pautar ainda nesta semana.
Aprovado
Apesar das pressões vindas do Executivo e do Supremo Tribunal Federal (STF), os deputados federais aprovaram, ontem à noite, por larga maioria (311 votos), o regime de urgência para tramitação da Lei da Anistia. Isso quer dizer que a matéria vai direto para apreciação do Plenário, sem precisar de apreciação por comissões. Os votos contra somaram 163, que teoricamente seria de apoio ao presidente Lula da Silva (PT). Sete deputados/deputadas preferiram a abstenção. A pressão agora é sobre Hugo Motta para indicar um relator que possa apresentar um texto light.
Filiação
A filiação já anunciada do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), no Partido Liberal (PL), tem várias interpretações e muitas consequências no cenário político/eleitoral roraimense. Altera as alternativas de candidaturas ao governo estadual em 2026, assim como, possíveis postulantes às duas vagas em disputa para o Senado Federal. Segundo um experiente observador da política local, uma dessas consequências atinge em cheio as pretensões de Romero Jucá, que preside o MDB estadual, de voltar ao Senado Federal.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.
As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.