SAÚDE PÚBLICA

Campanha de vacinação contra HPV é prorrogada até dezembro de 2025

a imunização está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades,

Uma forma segura e eficaz de prevenir a infecção pelo HPV é a vacinação. O SUS oferece a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra as principais complicações da doença. (Foto: Arquivo FolhaBV)
Uma forma segura e eficaz de prevenir a infecção pelo HPV é a vacinação. O SUS oferece a vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra as principais complicações da doença. (Foto: Arquivo FolhaBV)

A campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes de 15 a 19 anos foi prorrogada pelo governo federal nessa quinta-feira (11). A meta é alcançar cerca de 7 milhões de jovens que não foram imunizados na idade recomendada, entre 9 e 14 anos, até dezembro de 2025.

É a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita. Para ampliar o acesso, a imunização está disponível em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.

“A estratégia de resgate dos não vacinados conta com apoio de estados e municípios e busca assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados, garantindo maior proteção contra o vírus”, divulgou o governo.

Em Boa Vista, o público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacina. Pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem apresentar caderneta de vacina e cartão do SUS ou CPF aos profissionais de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O que é o HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e pode causar verrugas genitais e geralmente associada ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, além de tumores, tanto em homens quanto em mulheres. Dependendo da pessoa, o HPV não manifesta sinais no organismo humanos por meses e alguns casos, até anos.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.