O ministro da Educação, Camilo Santana, autorizou nesta quarta-feira (10) o início das obras do novo campus do Instituto Federal de Roraima (IFRR) em Rorainópolis, no Sul do Estado.
O investimento será de R$ 25 milhões, com recursos do Novo PAC, e a unidade terá capacidade para 1,2 mil alunos. A previsão é que as obras durem 18 meses e contem com 12 salas de aula, podendo ser ampliadas conforme a necessidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante evento que contou com a presença do governador Antonio Denarium (Progressistas) e do deputado federal Defensor Stélio Dener (Republicanos).
Durante a solenidade, o ministro afirmou que o governo federal tem uma meta de chegar a 1 mil campi de institutos federais no Brasil. “Que a gente possa entregar esta obra o mais rápido possível para Rorainópolis”, afirmou Camilo Santana sobre o novo campus do IFRR.
Segundo a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, a autorização marca um momento histórico para a educação no Estado. “Assinando essa ordem de serviço, a empresa já pode iniciar a obra. Vamos levar ensino técnico, profissionalizante e superior para Rorainópolis, contemplando tudo que a rede federal oferta no Brasil”, destacou.
A consulta pública realizada no município apontou demanda principalmente por cursos na área da saúde. A estrutura será urbana e diferente do campus Novo Paraíso, em Caracaraí, que tem foco agrícola.
Ainda na solenidade, Denarium destacou o crescimento econômico do Estado de Roraima e disse que a alta na geração de empregos a nível local demanda de mais pessoas capacitaras para assumirem as novas vagas.
Já o deputado federal afirmou que mais de 60% dos alunos de Pacaraima e mais de 20% dos estudantes de todo o Estado são venezuelanos. Assim, Dener pediu mais atenção do governo federal para políticas que amenizem os impactos da migração em Roraima.
Agenda
Em seguida, a comitiva segue para o Parque Anauá, onde o ministro da Educação vai participar da abertura oficial da caravana nacional do programa Pé-de-Meia, a poupança do ensino médio.