MAIS EDUCAÇÃO

Escolas do Uiramutã começam a receber internet

Mais de 80 unidades de ensino serão interligadas até o fim do ano; 50 escolas já receberam Wi-Fi

Instalação faz parte do programa federal Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). Foto: divulgação
Instalação faz parte do programa federal Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). Foto: divulgação

As escolas municipais de Uiramutã começaram a receber internet pelo programa federal Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). A iniciativa prevê a instalação de banda larga e Wi-Fi em mais de 80 unidades do município até dezembro deste ano.

O programa, que integra o Novo PAC, tem como meta conectar 138 mil escolas de educação básica até 2026. A iniciativa envolve os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCOM), em parceria com prefeituras, para garantir acesso à internet e estimular o uso pedagógico da tecnologia nas salas de aula. O financiamento é feito pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), responsável pela instalação de banda larga e Wi-Fi nas unidades.

Segundo o adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), professor Joeverson Sales, até o fim do ano mais de 80 escolas do município terão acesso à internet. “Atualmente, 50 escolas já começaram a receber Wi-Fi”, informou.

Ele destacou que a conectividade em escolas de regiões remotas é essencial para reduzir desigualdades educativas, oferecendo acesso a conteúdos digitais e ferramentas pedagógicas que complementam o ensino formal. Além disso, a iniciativa contribui para a democratização do conhecimento, inclusão digital e capacitação de alunos e professores, incluindo suporte para educação a distância (EAD).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O processo de instalação está sendo realizado em etapas. “Na primeira semana, 10 escolas foram atendidas. Agora, mais 10”, explicou Joeverson. Ele ressaltou ainda que a internet não será usada apenas para fins pedagógicos, mas também como instrumento de comunicação em situações de emergência, especialmente em comunidades isoladas por serras e rios.

Para facilitar as instalações, a Secretaria disponibilizou viatura e equipe de apoio às empresas responsáveis pela instalação dos equipamentos e planeja equipar todas as escolas municipais com notebooks e impressoras até 2027.

O secretário de Educação, Damázio de Souza Gomes, afirmou que a implantação começou no início do ano, mesmo enfrentando dificuldades logísticas e períodos de chuva que atrasaram os serviços. “Com a melhora do tempo, retomamos as instalações. A internet nas escolas vai proporcionar novas oportunidades a estudantes e professores, permitindo pesquisas, continuidade do ensino superior e aprimoramento das práticas pedagógicas”, disse.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.