Empresários do centro de Boa Vista relataram à Folha uma série de furtos de fios elétricos que vêm ocorrendo na Avenida Ville Roy desde o ano passado. Segundo relatos, criminosos já agiram pelo menos quatro vezes recentemente, levando cabos durante a madrugada.
De acordo com o advogado de um dos empresários, Jhonatan Rodrigues, boletins de ocorrência foram registrados e imagens de câmeras de segurança entregues à Polícia Civil, mas até o momento não houve retorno sobre as investigações.
“Meu cliente já sofreu com mais de cinco episódios como esse desde o ano passado. Foi feito o boletim de ocorrência, entrega das imagens de câmeras do local, mas até a presente data nenhum tipo de informação foi apresentada. A polícia já tem conhecimento e conta com as provas necessárias, mas ainda assim, os criminosos continuam a furtar essa área comercial”, afirmou Rodrigues.
A Folha procurou a Secretaria de Segurança Pública de Roraima (SESP) e a Polícia Militar (PM) , que se manifestou por meio da seguinte nota:
A Secretaria da Segurança Pública de Roraima informa que tem conhecimento das ocorrências de furtos de fios elétricos na região central de Boa Vista e reforça que as forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para coibir esse tipo de crime, com a intensificação do policiamento ostensivo pela Polícia Militar e a apuração das ocorrências pela Polícia Civil.
A Sesp destaca que comerciantes e moradores podem contribuir com os trabalhos da segurança pública, acionando imediatamente o 190 em situações de flagrante e registrando boletins de ocorrência. Essas medidas são importantes para subsidiar as investigações e fortalecer as ações de prevenção e repressão.
Sobre as operações de policiamento, a Polícia Militar de Roraima informa que, por meio do 1º Batalhão e das Unidades Especializadas, realiza diuturnamente ações ostensivas no Centro de Boa Vista, com o objetivo de prevenir crimes, proteger pessoas e patrimônios e garantir a ordem pública.
Salienta ainda que o policiamento segue planejamento estratégico e que, diante das denúncias relatadas, intensificará as rondas em toda a extensão da avenida Ville Roy.
Desde 15 de julho, a corporação vem executando o programa Polícia no Comércio, iniciativa voltada a reforçar a presença policial nos centros comerciais da capital, coibindo ações criminosas, aumentando a sensação de segurança e assegurando melhores condições de tranquilidade a comerciantes e à população em geral.
A secretaria reforça que qualquer cidadão que se deparar com atividades suspeitas ou criminosas pode entrar em contato pelo telefone 190, canal oficial para denúncias, que serão averiguadas pelas viaturas policiais do setor.