Cotidiano

Profissionais do Dsei-Y irão trabalhar sob escala 30x30 após decisão judicial

Presidente do Siemesp-RR, Joana Gouveia, classifica mudança como uma vitória histórica da categoria

Joana Gouveia, presidente do Siemesp-RR (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Joana Gouveia, presidente do Siemesp-RR (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) determinou a imediata aplicação da escala 30×30 no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) após decisão da Justiça do Trabalho.

Assim, os profissionais que integram a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (Emsi) passam a trabalhar 30 dias no território indígena para, depois, usufruir 20 dias de descanso com familiares e dez dias de capacitações na capital de Roraima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviço de Saúde (Siemesp-RR), Joana Gouveia, a mudança representa uma vitória histórica da categoria.

“É uma luta de anos. Essa escala traz mais qualidade de vida e tempo com a família, além de ser um legado para todos os trabalhadores da saúde indígena”, afirmou.

Até 2021, os profissionais atuavam em escala 30×15. Depois, a jornada passou a ser de 30×30, mas a medida foi extinta. Assim, o Siemesp-RR recorreu à Justiça e conseguiu uma decisão para obrigar o regime de forma definitiva.

No mesmo despacho, Por sua vez, funcionários da Casai irão trabalhar em regime de 12×36, sendo 12 horas de trabalho e 36 de descanso. Antes, a carga horária era 12×48, sendo que o profissional teria que trabalhar plantões de 12 horas aos finais de semana para completar jornada semanal de 40 horas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.