O Ministério da Saúde liberou R$ 180 mil para o Banco de Leite Humano Dra. Marilurdes Albuquerque, em Boa Vista (RR). O recurso integra um pacote nacional de R$ 40,6 milhões voltado à qualificação e ampliação dos serviços oferecidos por 226 unidades da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) em todo o país.
Segundo a pasta, os valores serão utilizados na compra de materiais e na execução de serviços essenciais como coleta, processamento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. As ações incluem também atividades de comunicação, mobilização social e atendimento às famílias.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a iniciativa fortalece a posição do Brasil como referência mundial no tema. “Amamentar é um gesto que vai além da nutrição. É um ato de cuidado, vínculo e saúde, com impactos positivos para o bebê e a mãe”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os bancos de leite humano atendem, principalmente, bebês prematuros ou de baixo peso internados em unidades neonatais, além de oferecer orientação e suporte para que mais mulheres possam amamentar de forma segura.
A liberação do recurso ocorre durante o Agosto Dourado, mês de conscientização sobre o aleitamento materno. Neste ano, o tema da campanha é “Priorize a Amamentação, crie sistemas de apoio sustentáveis”. Entre os dias 1º e 7 de agosto, o Ministério da Saúde promoveu a Semana Mundial da Amamentação, com ações digitais para mobilizar a sociedade e incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e complementar até dois anos ou mais.