Os moradores do Residencial Vila Primavera, localizado entre o Distrito Industrial e o aterro sanitário, denunciaram à Folha a poluição do ar causada pela fumaça emitida por uma usina de asfalto instalada nas proximidades. Segundo relatos, a situação tem provocado dificuldades respiratórias, irritação na garganta e sensação constante de cansaço entre os residentes.
Juliana Marques, moradora do residencial desde 2022, afirma que convive com o problema desde que se mudou para o local. Entretanto, decidiu relatar o problema após cansaço de tentar impedir que a fumaça entre na casa.
“Hoje decidi pedir ajuda, porque a situação é insustentável. Sou vizinha da usina, moro bem atrás. Hoje, por exemplo, estou com a voz rouca por causa da fumaça. Pela manhã é sempre pior, acho que é o horário de produção, quando queimam o asfalto. A fumaça toma conta do bairro”, relatou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A moradora também descreve as dificuldades enfrentadas pela comunidade para lidar com o problema. “Tentamos fechar as janelas, mas mesmo assim a fumaça entra. A garganta seca, a respiração fica difícil. O ambiente é poluído e fechado, a sensação é de cansaço o tempo todo”, disse.
Ela afirma ainda que o problema afeta crianças e idosos, que sofrem com os efeitos da exposição constante à poluição.
“Se a prefeitura autorizou o loteamento, deveria ter um plano para desativar a usina ou reduzir os danos. Aqui vivem muitas famílias, muitas crianças. A gente esperava escola, infraestrutura, mas até agora só enfrentamos abandono”, finalizou Juliana.
O que diz a Prefeitura
Conforme apurado, a Usina de Asfalto José Ferreira da Silva é administrada pela Prefeitura de Boa Vista, foi reestruturada e entregue em agosto de 2020 e tem capacidade para produzir até 80 toneladas de asfalto por hora. De acordo com divulgação da prefeitura à época, o equipamento conta com um sistema antipoluição “extremamente eficiente“.
Sobre a situação relatada pelos moradores, a reportagem procurou a Prefeitura de Boa Vista. Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana relatou que fará uma inspeção na próxima semana.
NOTA
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que a Usina de Asfalto do município possui filtros, equipamentos essenciais para manter a qualidade do ar, removendo as impurezas e partículas sólidas de gases, com funcionamento em conformidade com as normas ambientais. Informa ainda que uma inspeção será feita na próxima semana.É importante ressaltar que a Usina funciona desde 2017 naquele local, bem antes do loteamento, sendo um importante equipamento municipal que atua na produção local de massa asfáltica para obras de infraestrutura e recuperação de vias em toda a cidade.