ATUAÇÃO TRANSNACIONAL

Suspeito de liderar esquema de roubo de motos para a Guiana é recapturado

M.D.M, de 23 anos, responde por 19 crimes e usava a fronteira para escapar da Justiça

Ele estava foragido do sistema prisional desde outubro de 2024, após não retornar de uma saída temporária. Foto: PCRR
Ele estava foragido do sistema prisional desde outubro de 2024, após não retornar de uma saída temporária. Foto: PCRR

Apontado como um dos criminosos mais procurados e perigosos de Roraima, M.D.M., de 23 anos, foi recapturado na noite dessa terça-feira (1º). Ele foi localizado no bairro Distrito Industrial, zona Oeste de Boa Vista, junto da companheira, F.C.S., de 18 anos.

Conforme o delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (DRRFVAT), Michell, o suspeito acumula 19 registros criminais que envolvem desde roubo majorado até tentativa de homicídio, estupro e sequestro. Ele estava foragido do sistema prisional desde outubro de 2024, após não retornar de uma saída temporária.

As investigações apontam que o homem integrava uma organização criminosa com atuação transnacional. O principal esquema envolvia o roubo e furto de motocicletas em Boa Vista, que depois eram levadas para a cidade de Lethem, na Guiana, onde eram vendidas ilegalmente.

“Em um dos interrogatórios antes da fuga, ele admitiu ter participado de ao menos 50 crimes, principalmente no período da pandemia, com foco em motocicletas de entregadores. Esses veículos eram atravessados para a Guiana e comercializados por meio de contatos que ele já mantinha no país vizinho”, afirmou o delegado.

Logística do crime

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ainda segundo Michell, o foragido utilizava a região de fronteira para se esconder e contava com o apoio direto da namorada, que teria papel ativo na logística das ações criminosas. A jovem é investigada por facilitar a fuga do suspeito, bem como a venda dos veículos.

Durante o período em que esteve foragido, o suspeito se utilizava de perfis falsos nas redes sociais para manter contato com a companheira e despistar as autoridades. A jovem, segundo a polícia, também usava conexões familiares com dupla cidadania para facilitar a movimentação entre os dois países.

Recaptura

De acordo com a PCRR, a movimentação do casal vinha sendo monitorada pela equipe da DRRFVAT. Na noite da captura, os investigadores receberam informações de que o suspeito teria retornado à capital para buscar uma nova motocicleta a ser enviada para Lethem. A dupla foi localizada em via pública no Distrito Industrial, após circular inicialmente pelo bairro Bela Vista.

Durante a abordagem, o homem tentou fugir e chegou a fazer menção de sacar uma arma da cintura. Diante da ameaça, os policiais reagiram e o atingiram com um disparo na perna. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Geral de Roraima (HGR), onde recebeu atendimento médico e, posteriormente, passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML). Depois do procedimento, foi entregue à DICAP, onde permanece à disposição da Justiça.

“Foi uma ação técnica, rápida e necessária. Considerando o histórico violento do suspeito, a resposta foi proporcional. Conseguimos preservar a vida de todos os envolvidos”, declarou o delegado. “Estamos retirando de circulação um indivíduo reincidente, de alta periculosidade, que vinha desafiando o sistema de segurança pública. A atuação integrada foi fundamental, e seguiremos firmes no combate ao crime organizado, completou.

A recaptura ocorreu durante uma ação conjunta entre a Polícia Civil, por meio da DRRFVAT e a Divisão de Inteligência e Captura (DICAP), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.