PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

Uiramutã realiza 1ª Conferência Infantojuvenil sobre Meio Ambiente

Proposta é formar cidadãos conscientes, capazes de compreender e valorizar a fauna e a flora regional, além de desenvolverem hábitos sustentáveis

Uiramutã realiza 1ª Conferência Infantojuvenil sobre Meio Ambiente Uiramutã realiza 1ª Conferência Infantojuvenil sobre Meio Ambiente Uiramutã realiza 1ª Conferência Infantojuvenil sobre Meio Ambiente Uiramutã realiza 1ª Conferência Infantojuvenil sobre Meio Ambiente
O evento, realizado na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira, na comunidade de Uiramutã (Foto: Divulgação)
O evento, realizado na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira, na comunidade de Uiramutã (Foto: Divulgação)

A educação ambiental ganhou destaque nesta terça-feira, 17, em Uiramutã, com a abertura da 1ª Conferência Infantojuvenil sobre o Meio Ambiente. O evento, realizado na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira, na comunidade de Uiramutã, reuniu o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd), Damázio de Souza Gomes, e sua equipe técnica.

Em seu discurso, Damázio Gomes enfatizou a importância de inserir o tema ambiental desde cedo na educação. “A proposta é formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de compreender e valorizar a natureza, além de desenvolverem hábitos sustentáveis. Por isso, fico feliz porque nossas crianças e jovens desde cedo aprendem a preservar e cuidar da natureza. Isso é muito importante para o nosso povo”, ressaltou o secretário.

A conferência contou com a participação de diversos atores da educação e da comunidade, incluindo técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEED), diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e moradores da comunidade indígena. A professora Adriana Araújo, coordenadora de Divisão de Ensino da Semecd, reforçou a relevância do tema em sala de aula. “O contato com o meio ambiente, desde a infância, promove a conexão com a natureza, estimula a curiosidade e o respeito pelos seres vivos, além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças”, frisou.

Sala Multifuncional para Educação Especial

Após a abertura da conferência, técnicos da SEED convidaram o secretário Damázio e a equipe da Semecd para conhecer a Sala Multifuncional da Educação Especial da Escola Estadual Indígena Júlio Pereira. O espaço, construído pela própria comunidade, atenderá sete alunos com necessidades especiais das redes de ensino estadual e municipal.

O secretário Damázio destacou a parceria contínua entre a Semecd e a SEED. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que a prefeitura já irá atender a algumas demandas da nova sala. “É um espaço muito importante dentro da escola, projetado para atender alunos com necessidades educacionais especiais. Esta Sala vai oferecer recursos e equipamentos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, promovendo a inclusão e a participação plena desses alunos no ambiente escolar”, observou o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.