Troca de farpas online esquenta disputa entre deputados

Bom dia,

BATE-BOCA 1

O deputado federal Nicoletti (União Brasil) e o deputado estadual Renato Silva (Podemos) protagonizaram um “bate-boca virtual” pelo meio onde as brigas mais acontecem atualmente: nas redes sociais. Nicoletti começou, ao afirmar que a CPI da Grilagem de Terras, conduzida pela Assembleia Legislativa, estaria escondendo informações. Ele afirmou que os deputados estaduais não acionaram órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal e sugeriu que um esquema de troca de cargos com o governo estadual teria esfriado a CPI.

BATE-BOCA 2

O contra-ataque veio: Renato Silva disse que Nicoletti “não fez nada” nos últimos três anos e agora usa a CPI em busca de palanque político. Argumentou que as investigações ainda estão em curso, com todos os atos transmitidos ao vivo, e relatórios preliminares enviados aos órgãos competentes. O deputado estadual alfinetou o parlamentar, afirmando que Nicoletti deveria se preocupar com temas federais, como os recentes escândalos envolvendo o INSS e estatais, e ainda ironizou o que chamou de desespero eleitoral do adversário, ao lembrar que ele não contará com o mesmo apoio político que teve no passado. Eita!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



INCONCLUSAS

Sem entrar no mérito dessa discussão, o certo é que existe uma sensação generalizada de que operações policiais, apurações legislativas, operações, de busca e apreensões e até mesmo decretações de prisões temporárias e preventivas parecem nunca chegar a lugar algum. Indícios de que a corrupção é prática enraizada na administração pública local estão à olhos vistos -seguindo uma tendência geral no Brasil-, sem que ninguém seja púnico. Viva a impunidade!

RENDA CIDADÃ

O Governo de Roraima renovou por mais um ano o contrato com a empresa responsável pelo gerenciamento e distribuição dos cartões eletrônicos usados no programa social Renda Cidadã. O segundo termo aditivo estende a vigência até maio de 2026. O valor total do contrato, já com o aditivo, chega a R$ 120 milhões. É dinheiro pra Dédeu, diria o mestre Afonso Rodrigues.

FEDERAÇÃO

As discussões sobre a possível federação entre MDB e Republicanos têm avançado, com tratativas em vários estados, conforme relatos de membros de ambas as siglas. Segundo o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI), em entrevista a um veículo de comunicação local, os únicos estados onde ainda não há consenso são Roraima e Espírito Santo. Em Roraima, o entrave gira em torno de dois grupos politicamente antagônicos: o do senador Mecias de Jesus, pelo Republicanos, e o do ex-senador Romero Jucá, pelo MDB. Aqui os dois já negaram esses endendimentos.

GOSPEL

Realizado entre os dias 21 e 24 de maio, o 1º Fest Gospel 2025 movimentou Iracema com louvores, pregações, e um aporte de R$ 1 milhão do Governo de Roraima. O recurso foi repassado por meio de convênio entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Prefeitura do município. A prestação de contas deve ocorrer nos próximos 60 dias.

MORADIAS

O programa Minha Casa, Minha Vida abriu nova seleção para municípios com até 50 mil habitantes. Com isso, Roraima pode ser contemplada com 120 novas moradias. A iniciativa do Ministério das Cidades é voltada exclusivamente a municípios com até 50 mil habitantes, o que contempla todo o interior do estado. No total, o governo federal prevê a entrega de 20 mil unidades habitacionais em todo o país, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

TROCA DE DEPUTADOS

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicada pelo ministro Flávio Dino ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estabeleceu novas regras para a distribuição das “sobras eleitorais” nas eleições proporcionais de 2022. Essa mudança deve resultar na substituição de sete deputados federais. Coincidentemente, ou não, quatro desses sete deputados são do Amapá, estado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Nos bastidores, comenta-se que essa alteração favorece diretamente Alcolumbre, consolidando sua base de apoio no Congresso Nacional, e, de tabela, favorecendo o presidente Lula, de quem está cada vez mais íntimo. Ou seja, na política, nada é por acaso.

INQUÉRITO

Enquanto o país enfrenta problemas urgentes, o STF parece estar com tempo de sobra. O ministro Alexandre de Moraes abriu um inquérito para investigar o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro por supostos crimes, como coação e obstrução de investigação, baseando-se em declarações feitas nas redes sociais. A decisão inclui monitorar suas postagens e colher esclarecimentos por escrito.

ABELHUDO

Agora Alexandre de Morais quer saber quem banca a estadia do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos. Já pensou de cada brasileiro/brasileira tiver que prestar contas ao Supremo Tribunal Federal como banca a vida que leva no exterior? Os computadores do STF não conseguiriam armazenar tantos processos de prestação de contas.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.