AGRICULTURA FAMILIAR

Produtores do Bom Intento vão receber 400 toneladas de insumos agrícolas

O objetivo é impulsionar a safra de inverno de 2025.

Produtores rurais inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), podem fazer a retirada dos produtos no Centro de Difusão Tecnológica (CDT) (Foto: Diane Sampaio)
Produtores rurais inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), podem fazer a retirada dos produtos no Centro de Difusão Tecnológica (CDT) (Foto: Diane Sampaio)

A Prefeitura de Boa Vista liberou a retirada de 400 toneladas de insumos agrícolas. Os produtores rurais inscritos no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), podem fazer a retirada dos produtos no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento, zona rural do município.

Estão sendo entregues insumos como; calcário, fósforo, NPK, uréia, cloreto de potássio e sementes. O objetivo é impulsionar a safra de inverno de 2025. 

Através do planejamento da gestão municipal, a agricultura familiar de Roraima recebe os insumos no período correto para execução do plantio dentro do calendário agrícola. O intuito é  respeitar as condições climáticas da região. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, essas ações não só fortalecem a economia local, mas também geram empregos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da região.

“Incentivamos práticas agrícolas modernas e produtivas, ampliando a capacidade de produção e abastecimento às famílias produtoras. Nosso compromisso é fortalecer a agricultura familiar, oferecendo incentivos como disponibilização de insumos, máquinas, implementos e assistência técnica especializada, garantindo o desenvolvimento sustentável e valorizando o trabalho no campo”, esclareceu Arthur Henrique.

Apoio a agricultura familiar

De acordo com a prefeitura, atualmente o  PMDA atende 1.615 famílias agricultoras na capital. E ao longo dos anos o objetivo foi humanizar o trabalho no campo e garantir segurança alimentar à população. A produtora Sulamita Moreira está há 7 anos na região do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona rural da capital. A agricultora retirou fósforo, NPK, uréia e cloreto de potássio para seguir com o cultivo.

“Produzo batata-doce, macaxeira, feijão, milho e melancia na minha propriedade. Sem o PMDA, eu não conseguiria produzir todas as culturas que trabalho. A Prefeitura de Boa Vista está sempre com a gente, seja na correção do solo, no plantio ou na colheita, com máquinas para agilizar todo o processo de produção”, relatou Sulamita Moreira.

Produtora retirando insumos (Foto: Diane Sampaio

Incentivos agrícolas

Os Agricultores fazem a retirada de insumos com subsídio de 50% do valor total. Ao longo do processo, tudo que o produtor paga até a data de vencimento é disponibilizado um desconto de 50% do montante. Os beneficiários dispõem ainda de prazo de carência com tempo para plantar, colher e vender. Assim, com o resultado da produção, as famílias poderão pagar pelos insumos recebidos, garantindo a continuidade do ciclo produtivo e o fortalecimento da agricultura familiar e indígena.

Atuando simultaneamente em seis frentes de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura estarão, na próxima semana, finalizando o plantio de aproximadamente 1.200 hectares de soja e milho. Segundo a prefeitura, o trabalho beneficiará 280 famílias e, além disso, haverá a distribuição de 510 toneladas de insumos para a agricultura familiar e indígena.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.