
Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias se reuniram em frente ao Palácio 9 de Julho na manhã desta quinta-feira (22) para pedir à Prefeitura de Boa Vista o pagamento da gratificação de desempenho, que segundo eles, está em aberto desde maio de 2024.
A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do Estado de Roraima (Sindacse-RR) e contou com a presença de trabalhadores da categoria.
Segundo a presidente do Sindacse, Thaís Santos, a paralisação também pede uma regulamentação do benefício. “Nós estamos lutando por uma gratificação de qualidade, dentro do novo financiamento da atenção primária. É algo que já vinha sido pago para a gente, e hoje carece de uma regulamentação. A gente está nesse processo de mobilização com a categoria, porque não é só também o acesso que tem direito a esse benefício, a esse incentivo. É o enfermeiro, é o técnico… nós fazemos parte da equipe de saúde da família. Então, toda essa equipe que vai ser beneficiada”, disse Thaís à Folha.
A presidente afirma que as negociações com a gestão municipal já duram um ano. “A gente já vem afirmando desde o início do ano a nossa intenção de paralisar caso a Secretaria não tivesse essa organização. Então, a partir disso é que a gente está oficializando hoje o nosso ato de paralisação, porque a categoria já estava há muito tempo insatisfeita, já estamos há um ano insatisfeita”, contou.
Procurada, a Prefeitura Municipal de Boa Vista afirmou que se reuniu com representantes para falar os manifestantes presentes. Confira a nota na íntegra:
*NOTA*
A Secretaria Municipal de Saúde informa que na manhã desta quinta-feira, dia 22, representantes das Superintendências de Vigilância em Saúde e Atenção Básica se reuniram com os responsáveis pelo Sindacse e todos os pontos e reivindicações dos trabalhadores Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias foram ouvidos e serão analisados pela gestão municipal.