
A escola de aviação Aeroeduca abriu as matrículas para o Curso de Piloto Privado e Aerodesportivo, com 25 vagas. A capacitação iniciante está prevista para iniciar em 19 de maio.
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O curso tem carga horária de 180 horas de aulas teóricas, com duração prevista de três meses. O requisito mínimo é possuir 18 anos de idade e ensino médio completo. A grade curricular tem as seguintes disciplinas:
- Meteorologia;
- Teoria de Voo;
- Navegação Aérea;
- Regulamentação de Tráfego Aéreo; e
- Conhecimentos Técnicos de Aeronave.
A capacitação custa R$ 2.800 (valor que pode ser parcelado em até seis vezes de R$ 466,66 sem juros). A matrícula pode ser enquanto durar as vagas, em três lugares:
- WhatsApp da escola: (95) 99158-5705;
- Perfil da empresa no Instagram; e
- Sede da empresa (Avenida Ville Roy, 7195, bairro São Vicente), de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.
O coordenador da Aeroeduca, piloto comandante Gabriel Mendes, esclareceu que o curso é iniciante.

Portanto, ele é a porta de entrada para quem sonha, um dia, em chegar às modalidades de táxi aéreo, executiva, agrícola e comercial – onde há a possibilidade de transportar centenas de passageiros por viagem, entre destinos incríveis do Brasil ou do exterior.
“Ao concluir o curso, o aluno estará preparado para realizar as provas oficiais da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e obter o Certificado Médico Aeronático [CMA], em Boa Vista, e iniciar as horas de voo práticas, necessárias para obter a habilitação. Assim, veremos muitos roraimenses ganhando os ares do Brasil e do mundo”, explicou Mendes.
A sócia da empresa, Ana Lorentz, comparou a carreira do piloto à de motorista. “O piloto iniciante é como o motorista com CNH A e B. Na medida em que adquire experiência, ele pode pilotar nas modalidades executiva, agrícola e comercial, assim como é o condutor que passa a dirigir um veículo maior, como ônibus ou caminhão”, exemplificou.
Aviações privada e aerodesportiva

A aviação privada é para uso pessoal: hobby, lazer ou uso próprio (como deslocamentos pessoais ou a trabalho, sem fins lucrativos). A aviação aerodesportiva, portanto, envolve tem finalidade esportiva, recreativa e experimental.
Demanda global por pilotos
Desde a pandemia da Covid-19, o mundo enfrenta um déficit de pilotos. Em 2024, um estudo da fabricante Boeing estimou que o planeta, então, precisará de 674 mil novos pilotos até 2043, sendo 39 mil na América Latina.
“Hoje, muitas companhias aéreas estão contratando até pilotos sem experiência, de tão carente que está o mercado. Quem se qualifica agora sai na frente e pode ter inclusive a chance de, lá na frente, conseguir uma vaga em grandes companhias internacionais, onde o salário é bem maior”, afirmou o coordenador da Aeroeduca.