
A equipe feminina sub-18 de futsal da escola estadual indígena Lauro Melquior, da comunidade indígena Ticoça, no Uiramutã, ao Norte de Roraima, foi bicampeã este ano do torneio realizado pela Federação de Desporto Escolar de Roraima (Fedeer). A competição ocorreu nos dias 1°, 2 e 3 de março deste ano no ginásio esportivo Hélio Campos, em Boa Vista.
O título conquistado pelas meninas do Ticoça garantiu vaga para o campeonato nacional da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que será realizado em Palmas (TO) em agosto deste ano.
Na última seletiva realizada pela Fedeer em 2019, antes da pandemia de COVID-19, o time do Ticoça foi o vencedor. A equipe indígena também foi campeã quatro vezes dos Jogos Escolares de Roraima (JERs), a maior competição esportiva estudantil do estado, e já viajou três vezes para disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).
Técnico da equipe, o professor Nilton Melquior informou que atualmente 10 atletas sub-18 da escola estadual indígena Lauro Melquior formam o time de futsal. Elas já começaram a treinar pesado para disputar as competições nacionais deste ano. Além dele, mais quatro professores e um preparador físico também fazem parte da equipe técnica.
“Nossa maior dificuldade é o tempo, pois em época de inverno, quando chove quase todos os dias na região, nossas atletas ficam sem treinar no campo porque alaga. Então, improvisamos o treino em uma área coberta na comunidade”, disse Nilton.
A falta de uma quadra coberta na comunidade indígena Ticoça, segundo Nilton, dificulta o treinamento da equipe e isso acaba comprometendo o desempenho das atletas, principalmente em competições nacionais, que são mais acirradas.
O vice-prefeito do Uiramutã, Jeremias Lima, que também é morador do Ticoça, lembrou que o time da escola Lauro Melquior já chegou à semifinal dos jogos escolares brasileiros, em Blumenau (SC), mas perdeu para a equipe de Ribeirão Preto (SP) porque sentiu muito a diferença de jogar em uma quadra com piso de madeira.
“Contudo, mesmo com todas as dificuldades, nossas atletas se sobressaem nas competições regionais e nacionais e continuam conquistando títulos inéditos, representando todos os povos indígenas de Roraima. Sem dúvida, elas são referência”, pontou Jeremias.
A comunidade indígena Ticoça fica a aproximadamente 45 quilômetros da sede do Uiramutã e tem uma população estimada em 490 moradores da etnia Macuxi. Atualmente, Iseis Melquior Carlos é o tuxaua da comunidade.