Política

Falta vontade política para obra sair do papel, diz deputado

Andrade criticou os governos passados por não terem cumprido o compromisso que fizeram com os roraimenses

Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 11, na Rádio Folha FM 100.3, o deputado federal Carlos Andrade (PHS/RR) falou sobre sua atuação para que Roraima fosse integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio do Linhão de Tucuruí. Ele disse que fez o possível e finda seu mandato sabendo que cumpriu o seu dever, mesmo que a interligação não tenha sido concluída ainda.

Para o deputado, a demora na conclusão dessa obra tem prejudicado os roraimenses, que além de sofrerem com os constantes apagões, ainda são penalizados com contas de energia de valores absurdos e com a falta de investimentos por parte de empresários de médio e grande porte, que não se instalam no estado por conta da falta de segurança na geração de energia elétrica.

Andrade disse ainda que por ser o único parlamentar do estado a conhecer a fundo o assunto, devido sua experiência na área de atuação no setor energético, fez o possível para viabilizar as ações que tramitavam no Congresso e junto aos mais diversos órgãos que englobam o conjunto de liberação da referida obra.

Disse ainda que apesar de todo esforço, deixa a Câmara Federal sem ter visto esse processo concluído. “Sabemos que há muitas forças envolvidas nesse projeto, mas acredito que o estado de Roraima irá conseguir vencer e finalmente ser interligado ao SIN, alcançando a meta desenvolvimento que todos nós como roraimenses, ansiamos para nosso estado”, afirmou o parlamentar.

O deputado falou também de um pronunciamento que fez na semana passada no Congresso, criticando tanto o governo de Michel Temer, como de Dilma Rousseff, por não terem cumprido um compromisso que fizeram não só aos roraimenses, mas com o povo brasileiro, de trazer o Linhão de Tucuruí até Roraima.

“Espero que o novo presidente Bolsonaro e o novo governador Denarium possam ter êxito nesse projeto e de uma vez por todas, solucionar um problema que se arrasta há anos e que vem inviabilizando economicamente o desenvolvimento de Roraima”, ressaltou Andrade.

Para o parlamentar, as negociações estão bastante avançadas e o consórcio ganhador da obra já investiu em equipamentos mais de meio bilhão de reais. “Agora só falta vontade política para essa obra sair definitivamente do papel”, acrescentou.

Andrade agradeceu os votos que teve na eleição do dia 7 de outubro. Disse que a vontade do povo é a que deve prevalecer e que em uma democracia isso não pode ser diferente. “Tenho consciência do trabalho que fiz durante esses quatro anos e saio convicto que fiz o meu melhor em prol do povo do meu estado”, concluiu Andrade.