Cotidiano

Pastoral do Migrante debate novos caminhos de atuação

Na ocasião estará presente o coordenador nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes

Tem início neste sábado (10), às 14h, na Prelazia da Diocese de Roraima,  a Assembleia Diocesana da Pastoral do Migrante, que tem como tema ‘Somos todos migrantes no jardim de Deus’. O encontro termina no domingo (11), às 13h30. O Encontro reúne todas as instituições que realizam trabalho junto aos imigrantes para refletir atemática, além de avaliar a caminhada dos últimos dois anos e também eleger a nova coordenação do Serviço Pastoral do Migrante da Diocese de Roraima.

Na ocasião, o coordenador nacional do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), Zé Roberto Saraiva, estará presente como também o bispo de Roraima, Dom Mario Antônio da Silva, a professora da Universidade Federal de Roraima, Márcia Oliveira, entre outros representantes de várias entidades.

Um dos objetivos da Assembleia é a busca de um trabalho interligado com as instituições que atuam algum trabalho junto aos imigrantes e refugiados, além dos serviços realizados pelas paróquias, áreas missionárias, a fim de fortalecimento e a garantia efetiva do trabalho.

Para o bispo Dom Mario Antonio, o trabalho em rede se faz necesário devido ao grande fluxo migratório. “São milhares de homens, mulheres e crianças que chegam ao nosso Estado diariamente, fugindo da crise que está acontecendo na Venezuela. E nós buscamos ajudá-los resguardando seus direitos, além de serviços como a ajuda na documentação e inserção laboral,”.

Conforme a irmã Valdiza Carvalho, atuante no Serviço Pastoral em Roraima, disse que será um momento de partilhar  a caminhada e planejar os próximos passos. “Também iremos formar a coordenação da Pastoral do Migrante Diocesana, pois atualmente temos apenas uma comissão responsável”, disse Valdiza.

Programação de sábado- A partir das 14h, haverá acolhida, seguido de mística e um debate sobre os ‘novos fluxos migratórios e contexto sócio eclesial’, com a professora Márcia Oliveira da UFRR. Na sequência a irmã Valdiza Carvalho do SPM falará sobre as ‘entidades que trabalham com migrantes em Roraima’, finalizando por volta das 17h30 com a apresentação dos trabalhos que a igreja vem realizando com os migrantes

Domingo – Com início previsto para as 7h30, com café da manhã, seguido de mística e apresentação do coordenador nacional do SPM, Zé Roberto Saraiva, que falará sobre o ‘organograma da Pastoral do Migrante em uma Diocese’, e ‘por quais caminhos deve ir a Pastoral do Migrante?’, dando um intervalo para refletir sobre a questão e voltando para ouvir as sugestões e avaliações. Às 12h Dom Mario Antonio encerrará a assembleia com uma celebração Eucarística.

SPM- O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.