Joana trabalha no ramo alimentício desde 1997, ano em que chegou em Roraima. (Foto: Nilzete Franco)
Joana trabalha no ramo alimentício desde 1997, ano em que chegou em Roraima. (Foto: Nilzete Franco)


A ambulante Maria Joana Ribeiro, de 59 anos, empreende nas festas juninas do estado há quase três décadas. Desde 1997, ela vende pratos típicos aqui de Roraima. Maria diz esperar que o movimento e as vendas superarem as expectativas. 

“Eu sou paraense e cheguei aqui em 1997. Estava desempregada e comecei a trabalhar como ambulante nas ruas. Surgiu a oportunidade de oferecer meus produtos nos arraiais, e desde então, todos os anos, estou trabalhando nesse período de festa junina,” conta Maria.

Além das festas na capital, Maria trabalha em diversos eventos pelo interior do estado, garantindo o sustento da família. “Trabalho nos eventos do interior, todas as festas que têm nos interiores eu vou. Do Caroebe ao Iramutam, toda a vida que tem, eu tô dentro. Porque é daí que eu ganho meu pão de cada dia e pago minhas contas. Então eu tenho que correr atrás.”

Este ano, no entanto, o movimento na Praça de Alimentação está abaixo das expectativas. “A movimentação está fraca. As vendas não estão superando o que a gente esperava. Tem muita gente, mas em termos de compra, está fraco,” explicou Maria. 

(Foto: Nilzete Franco)

Apesar disso, Maria diz estar otimista com os próximos dias de festa. “Antigamente era bem melhor, agora o dinheiro está mais difícil, está mais fraco, mas acredito que ainda tem muitos dias pela frente e a gente sempre espera que melhore”, concluiu.